Eliana Honain, ex-secretária de Saúde e Delórges Mano, ex-superintendente do DAAE, terão seus nomes homologados neste sábado (20), 10h, como candidatos a prefeita e vice, durante Convenção Partidária prevista para acontecer na Câmara Municipal de Araraquara. Ambos já estão desligados oficialmente das suas funções desde a primeira semana de junho.
As convenções são uma exigência da legislação para que legendas participantes do pleito escolham e oficializem seus candidatos nos estados e em nível nacional. É um momento de definição de como os partidos vão se comportar na disputa eleitoral. Mesmo legendas que não têm pretensão de lançar candidatos a cargos majoritários devem realizar os encontros e definir se farão coligações e com quem vão costurar essas alianças.
Em nossa cidade, os primeiros partidos a se manifestarem pela convenção partidária são PT, PCdoB e PV, integrantes da Federação Partidária Brasil da Esperança. É provável que outros partidos manifestem apoio durante a convenção, consolidando a iniciativa de um grupo disposto a discutir as políticas públicas em conjunto.
Eliana Honain que é a candidata indicada pelo prefeito Edinho Silva vai concorrer pelo Partido dos Trabalhadores e o seu vice Delórges Mano é do MDB, tendo seu nome costurado pelo ex-prefeito Marcelo Barbieri. Além dos dois nomes, serão oficializados os candidatos a vereador.
As convenções partidárias se estenderão até 05 de agosto, prazo concedido para que as agremiações apresentem seus candidatos a prefeito, vice e vereadores, passando para o registro no dia 15. Um dia após, diz o Cartório Eleitoral, os partidos podem colocar a campanha na rua.