Nesta sexta-feira (10), 18h, o guineense Sumbunhe N’fanda será empossado coordenador de Políticas Étnico-Raciais, em cerimônia na Câmara Municipal. A escolha representa mais um passo rumo à construção de uma cidade mais justa e inclusiva, que promove os direitos humanos e a equidade. Estarão presentes o prefeito Lapena e Jéssyca Alencar, secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, pasta à qual a coordenadoria é vinculada.
Sua gestão almeja respeitar quem veio antes e acolher o futuro sob a ótica de ubuntu – termo iorubá, que resgata a essência de ser uma pessoa com consciência de que é, parte de algo maior e coletivo.
BIOGRAFIA
Natural de Guiné-Bissau, Sumbunhe N’fanda é graduado em administração pública pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Foi bolsista pela BAAE (Bolsa de Apoio Acadêmico, Ensino, Pesquisa e Extensão) e secretário do GEPUA (Grupo de Estudo e Pesquisa União Africana). Após a conclusão de seus estudos, escolheu Araraquara como sua morada, onde participa ativamente de atividades da população negra. Sumbunhe também é fundador e presidente da ONG Tabanka di Sintcham, que capta recursos de iniciativas públicas e privadas no Brasil, e reverte em ações sociais com escolas parceiras em Guiné-Bissau.