Por Suze Timpani – Canasol
O cooperativismo vem crescendo e o novo plano estratégico da Coplacana para Araraquara é o crescimento no varejo, disse o presidente da entidade Arnaldo Antonio Bortoletto.
A Coplacana está de casa nova na Morada do Sol para melhor atender os associados. “O local que tínhamos não dava para colocar todos os produtos que temos para ofertar aos nossos cooperados. “Isso foi o resultado de uma parceria da Coplacana com a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara – Canasol, que construiu um belíssimo prédio para abrigar nossa nova casa”, ressalta Bortoletto.
A inauguração seria realizada no último dia 11 de junho, mas devido à pandemia e às precauções tomadas pela entidade, foi adiada para quando a Covid-19 der uma baixa. O novo prédio está localizado na Avenida Padre José Anchieta, 1508 e os atendimentos já estão sendo realizados em novo endereço.
O presidente explica que os produtores de Araraquara e região acolheram a Coplacana, como sua casa para fazer seus negócios. “Eles procuram por produtos e tecnologia e por isso estamos investindo mais fortemente na cidade. Um município onde há muitos produtores, com potencial muito grande de crescimento, faz com que invistamos mais, para melhor acolhe-los”, disse.
De acordo com Arnaldo, o principal parceiro da Coplacana em Araraquara é a Canasol. “A Associação tem a mesma filosofia que a nossa, que é acolher bem o associado, trazer o melhor, elevar sua produtividade, fazendo com que ele baixe seus custos, não só querer vender produtos. Temos o entendimento de que se o cooperado está bem, a cooperativa também está. Esta parceria vai render muitos frutos em prol do produtor rural, não só o produtor de cana, mas o agricultor de toda a região poderá se beneficiar com a Coplacana”, disse ele.
A importância de ter uma cooperativa na cidade é que ela funciona como balizadora de preço, fazendo com que o cooperado se sinta em casa. “Ele tem que saber que se tornando sócio, adquirido uma cota parte, ele é um dos donos da cooperativa, com todos os seus deveres e necessidades sendo atendidas”, afirma o presidente.
INOVAÇÃO
Inovar é uma necessidade constante nos dias de hoje e um dos pilares para que os negócios sejam bem sucedidos. Desde 2018 a cooperativa filtra as principais tecnologias para levar ao produtor, principalmente agora com a agricultura de precisão sendo uma realidade. “Estamos fortemente preparados, hoje oferecemos drones para aplicação de inseticidas e defensivos, como também para maturador de cana, fator muito importante para fortalecer mais o ATR da cana. Temos sistematização de solo e todas as orientações técnicas, também a locação desses equipamentos para os pequenos e médios produtores que não tem condições de tê-los instalados em seus tratores. Toda parte de agricultura de precisão a Coplacana está apta para trabalhar junto ao cooperado”, explicou o presidente.
DESAFIOS
Ainda de acordo com Arnaldo, o Agro hoje é setor que está em evidência, que cresce, gera emprego que traz divisas e o grande desafio deste ano é o fator hídrico. “Nós tivemos desde o início do ano poucas chuvas e isso é muito preocupante, pois uma planta não se desenvolve sem água, temos sol e terra mas precisamos de água. A irrigação pode nos auxiliar, mas em muitos lugares até os poços e rios estão diminuindo, é uma preocupação muito grande para este ano, mas temos todo o contorno para o estresse hídrico”, afirmou.
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
A Coplacana tem um comitê que trata da produção sustentável. “Somos muito preocupados em não errar na dosagem dos defensivos, fazemos a dose mínima para fazer uma bela colheita, hoje os biológicos são realidade, somos parceiros das principais produtoras de biológicos, pensando em uma produção sustentável, produção do futuro. Sabemos que este choque é muito grande e só com biológicos não se consegue uma bela produção e também excesso de químico vai contaminar o ambiente e o produto. Então orientamos muito bem na consorciação entre os produtos químicos e biológicos. O Brasil hoje sendo um alto produtor de commodities de grãos, carne e açúcar o consumidor está exigindo a rastreabilidade do seu produto, de onde veio, como foi produzido, se houve emprego de crianças, trabalhador escravo, produtos químicos altamente contagiantes e em todo esse contexto a cooperativa está junto ao produtor para melhor orientá-los”, finalizou o presidente.
A Coplacana tem mais de 70 anos no mercado e leva a sério o seu lema de fazer o melhor para os produtores rurais, para que ele tenha uma produção rentável e sustentável.
SOBRE A COPLACANA
O presidente da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira, disse ser suspeito ao falar da Coplacana. “Tenho excelentes amigos na cooperativa. A Coplacana é um exemplo a ser seguido pelo cooperativismo pois, aliado às inúmeras inovações, ela preserva valores que são muito valiosos aos produtores, como a simplicidade e o companheirismo. Nós da Canasol estamos muito satisfeitos em abrigar a Coplacana em um dos nossos imóveis”, ressaltou Luís Henrique.