Início Cidade

Covid-19: Saúde vacina pessoas de 26 anos ou mais nesta quarta (4)

Sábado terá plantão de vacinação para repescagem e aplicação de segunda dose no Cear e outros 15 pontos organizados nos bairros

21
O cronograma municipal de vacinação chega na faixa etária dos 26 anos ou mais

A Secretaria Municipal de Saúde segue com o cronograma de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (4), imunizando pessoas com 26 anos ou mais, em qualquer um dos 9 polos do município. Ainda de acordo com o calendário traçado pela Comissão Organizadora de Vacinação a partir das doses entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS- Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo, na quinta-feira, a vacina chegará às pessoas de 25 anos ou mais, com repescagem na sexta-feira (6).

Já para o sábado (7), está sendo programado plantão de vacinação no drive-thru do Cear e outros 14 pontos instalados nos bairros para receber as pessoas de 25 anos ou mais que não puderam se vacinar durante a semana, além de aplicação de segunda dose. O município tem hoje, segundo Secretaria Municipal de Saúde, 2.821 faltosos, sendo 55% idosos.

Portanto, somente no sábado, das 8 às 15 horas, haverá ponto de vacinação nas unidades do Selmi Dei I, Melhado, Iguatemi, Yolanda Ópice, Parque São Paulo, Jardim Santa Lúcia 2, Hortensias, Jardim Maria Luiza, Indaiá, Iedda, Vale do Sol, Vila Xavier, estacionamento da Upa Valle Verde, assentamento Bela Vista e unidade de saúde de Bueno de Andrada, além do drive-thru do Cear.

Amanhã (quinta), o cronograma municipal de vacinação chega na faixa etária dos 26 anos ou mais.  As pessoas que fazem parte das faixas prioritárias poderão se imunizar em qualquer um dos 9 polos de vacinação instalados no CMSC Vila Xavier, Iedda, UPA Vale Verde, Sesa, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, no drive-thru do Sesc e também do Cear. Elas devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

E para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/

PROSSEGUE

Gestantes e puérperas também continuam recebendo a vacina e devem apresentar, além do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, uma carta do médico autorizando a vacinação. Já as lactantes devem apresentar certidão de nascimento do bebê, declaração ou relatório médico constando a situação de lactante, além de RG, CPF e comprovante de residência atualizado.

E, conforme foi determinado pelo Ministério da Saúde, gestantes que receberam a primeira dose da Astrazeneca há 12 semanas ou mais podem tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer, mediante apresentação de uma carta do médico autorizando a aplicação e também a assinatura de um termo de responsabilidade. Neste caso, elas serão imunizadas no drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc.

As pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem aproveitar a vacinação no drive-thrus e doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou ainda cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.

Araraquara já aplicou, até o momento, 212.423 doses, sendo 148.872 da primeira dose, 57.649 da segunda dose e 5.902 de dose única.