Início Cidade

Covid mata 9 pessoas em um só dia em Araraquara

Lamentavelmente Araraquara bate mais um recorde nesta sexta-feira: o número de mortos. Pelo menos nove pessoas morreram em 24 horas, vítimas da pandemia. Outras 204 estão internadas e os óbitos somam 234, desde que começou a pandemia.

307
Araraquara nesta sexta chora pelo recorde de pessoas que perderam a vida

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 5 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê elaborou e está sendo publicado nos Atos Oficiais da Prefeitura, o decreto municipal no 12.502, atendendo as novas regras determinadas pelo Governo Estadual, que na última quarta-feira regridiu para a fase vermelha do Plano São Paulo todos os 645 municípios do Estado.

Em muitos pontos, o decreto municipal em vigor já seguia as determinações do governo do Estado de São Paulo. O objetivo é ajustar e manter as restrições necessárias para o controle da transmissão da Covid-19 no município e superar essa fase crítica da doença que provocou aumento dos casos, das internações e dos óbitos.

Todas as decisões do Comitê são tomadas com base na situação epidemiológico município e com o propósito principal de salvar vida.

O decreto municipal no 12.502, de 4 de março de 2021, vai vigorar de 8 a 19 de março e pode ser consultado na íntegra no site da Prefeitura.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 5 de março, mais 84 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 23% de 372 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 45 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 129 novos casos. Portanto, agora são 15.214 casos em Araraquara.

Do total de confirmados,  897 permanecem em quarentena e 14.083 já saíram. Aguardam resultado de exames 328 amostras.

No momento, 204 pacientes estão internados. Destes, 129 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 124 confirmados. E 75 casos estão na UTI – 1 suspeito e 74 confirmados. Do total de 204 internados, 162 são moradores de Araraquara e 42 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 36 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Três pacientes estão aguardando transferência para unidades hospitalares na UPA da Vila Xavier.

Foram notificados, até o momento, 234  óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os nove óbitos mais recentes são:

Homem de 89 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 23 de fevereiro.

Mulher de 70 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 6 de fevereiro.

Homem de 60 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 13 de fevereiro.

Homem de 73 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 22 de fevereiro.

Mulher de 79 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 15 de fevereiro.

Homem de 52 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 3 de março.

Homem de 59 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 12 de fevereiro.

Homem de 57 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 28 de fevereiro.

Homem de 34 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 3 de março.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.