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DAAE diz que em maio vai encerrar contrato com empresa que recolhe o lixo doméstico na cidade

Ao receber a informação de que o DAAE vai encerrar o contrato com a Urban Serviços de Limpeza em maio, medida anunciada pelo próprio departamento, morador exclamou que - já passou da hora. Nesta quinta-feira trabalhadores da Urban, amparados pelo sindicato da categoria, paralisaram os serviços por cerca de três horas.

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Trabalhadores retomaram o serviço mas esperam definição nesta sexta-feira

Responsáveis pela empresa Urban Serviços de Limpeza, que cuida também da preservação de áreas públicas e privadas, nesta quinta-feira (20) comunicaram à direção do DAAE em Araraquara que os trabalhadores da coleta de lixo orgânico, haviam cruzado os braços por conta da incitação promovida por representantes do SIEMACO (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação), reclamando por melhores condições de trabalho.

A paralisação, segundo a Urban estaria ocorrendo no barracão da própria empresa – de onde saem os caminhões da limpeza, com prazo determinado de até três horas para a retomada dos serviços. O DAAE foi avisado da ocorrência por ser a contratante para execução dos serviços de recolhimento do lixo.

Para o presidente do SIEMACO os funcionários reclamam da falta de condições de trabalho como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), condições técnicas e mecânicas dos caminhões, além da quase obrigatoriedade de dobrarem os turnos na coleta – pois o número de empregados é insuficiente.

De fato, dos nove caminhões disponibilizados pela Urban para a execução dos serviços, naquele momento somente um teria saído para o recolhimento do lixo. Os serviços de coleta há tempos vêm encontrando dificuldades para manutenção de qualidade no desempenho contratual com o DAAE.

SINDICATO REAFIRMA POSIÇÃO

Uso do convencimento para os trabalhadores retomarem os serviços

O RCIA foi informado que os trabalhadores da limpeza urbana de Araraquara procuraram o SIEMACO para denunciar as péssimas condições enfrentadas pelos coletores de lixo, denunciando a existência de caminhões sucateados, falta de uniformes e EPIs, jornadas excessivas sem os devidos intervalos para descanso e almoço, além da falta de funcionários para atender a demanda da cidade.

Em nota, o sindicato explica que os trabalhadores relatam que precisam cobrir até três turnos seguidos, sem tempo para descanso, porque a frota de caminhões é insuficiente e não há mecânicos disponíveis para a manutenção dos veículos. “O sindicato está cobrando providências e espera uma reunião urgente com o DAAE até esta sexta-feira para exigir soluções. A luta continua, e não aceitaremos que os trabalhadores sejam submetidos a condições precárias”, completam os sindicalistas.

NOTA OFICIAL DO DAAE

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) disse nesta quinta-feira (20) que a empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar vem enfrentando dificuldades na execução do serviço desde 2024. Esse problema já resultou na aplicação de multa no início deste ano, e a empresa alega dificuldades na contratação de coletores.

O próprio DAAE lembra que – nos últimos meses, a situação persiste, e, no final de fevereiro, o Daae notificou novamente a empresa para que regularizasse o serviço. No dia 13 de março, em reunião com o representante da empresa, foi reafirmado o compromisso de normalizar a coleta. Além disso, ficou definido que a empresa continuará prestando o serviço até o final de maio, sendo substituída a partir de junho pelo novo contrato de concessão da Prefeitura.

Nesta sexta-feira (21), a Urbam divulgará uma nota oficial detalhando as dificuldades enfrentadas, segundo o DAAE.