Home Cidade

Daae muda outra vez horário da coleta de lixo domiciliar na cidade

Esta alteração de horário é específica apenas para os bairros atendidos pela coleta no período noturno

111
A regra serve para o morador que aguardava a coleta no período noturno

O Daae anunciou nesta quinta-feira (12) em nota que, a partir do dia 16 de janeiro, todos os setores da cidade que são atendidos pela coleta de resíduos domiciliares no período noturno, passarão a ter o serviço antecipado em duas horas.

Normalmente, os caminhões coletores iniciam a jornada de trabalho a partir das 18h e terminam os serviços durante a madrugada. Esta alteração visa concluir a coleta mais cedo, evitando que adentre a madrugada, diminuindo o desconforto com ruídos próximos às residências e permitindo também que os coletores possam terminar a jornada de trabalho em horário que lhes permita um melhor descanso.

Nas duas últimas semanas, vem sendo realizada em caráter experimental a alteração do horário de início da coleta de lixo do período noturno. Porém, a partir do próximo dia 16 de janeiro, ela estará definida para começar às 16h.

Assim, o Daae solicita que nas residências atendidas pela coleta noturna os moradores disponham seus resíduos para recolhimento duas horas antes do que habitualmente colocavam.

Esta alteração de horário é específica apenas para os bairros atendidos pela coleta no período noturno, não havendo alteração do horário para os bairros do período diurno. Os dias de coleta tanto do período diurno como do noturno, permanecem os mesmos.

O lixo domiciliar deve, preferencialmente, ser acondicionado em sacos pretos, com resistência e capacidade adequada, devidamente fechados e dispostos em lixeiras que tenham altura suficiente para evitar o acesso de animais, principalmente de cães de rua.

Deve ser evitado colocar diretamente nos sacos de lixo: cacos de vidro, garrafas, objetos pontiagudos metálicos e objetos de qualquer tipo que possam perfurar ou cortar os coletores que manuseiam essas embalagens. Embale bem este tipo de material antes de colocá-lo nos sacos de lixo.

Separe o que pode ser reciclado. Os materiais recicláveis são recolhidos por coleta diferenciada, porta a porta, realizada pela cooperativa Acácia.