A feira temática teve início na década de 1990 e era realizada no Gigantão. Dentro do tema proposto os alunos desenvolvem um subtema. Este ano cerca de 400 alunos participaram da feira.
Presente ao evento, o vereador Jéferson Yashuda (PSDB) elogiou a organização e a qualidade dos trabalhos. “Realizada há mais de 20 anos, a FECCOB já é um evento tradicional, com a apresentação de excelentes trabalhos, resultado da pesquisa dos estudantes, sob a coordenação dos professores. E é um evento aberto à comunidade para visitação”, disse o parlamentar.
O tema 2019 foi: Que dia é hoje? Uma referência às datas comemorativas oficiais e que representam acontecimentos na história.
Com subtemas diversificados, as primeiras classificações dos trabalhos avaliados por um júri externo, apresentaram o dia do imigrante italiano (21 de fevereiro); dia dos namorados (12 de junho); dia internacional da música (1° outubro); dia do café (14 de abril); dia do folclore (22 de agosto); dia da imigração japonesa (18 de junho); dia da apicultura (17 de outubro); dia do índio (19 de abril) e halloween no Brasil (31 de outubro), dentre os trabalhos sobre as datas apresentadas que foram expostas para visitação em 34 estandes mediados pelos alunos, instalados nas salas de aula.
A feira bienal tem a proposta de desenvolver o aluno de forma global, proporcionando experiências que o aluno leva para a vida toda. Trabalho em equipe, pesquisa e atendimento ao público, são atividades que desenvolvem no aluno suas habilidades cognitivas, de relacionamento, ética, emoções, eles aprendem a lidar com a frustração e também com as vitórias e tudo isso fará muita diferença na sua vida adulta. Aberto à comunidade.
O Colégio oferece transporte para as escolas públicas e a secretaria municipal da Educação forneceu ônibus para as escolas municipais visitarem a feira, que este ano recebeu cerca de 1.300 alunos de escolas municipais e estaduais, mais o público em geral, sendo que a estimativa foi acima de 2.000 visitantes, nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, na unidade Duque de Caxias em Araraquara.