Home Cidade

De Angeli diz que não é o momento da cidade sediar jogos universitários

Parlamentar protocolou indicação sugerindo ao prefeito Edinho que edite novo decreto, proibindo eventos de grande porte, tal como o Integra Inter, enquanto perdurar o índice de contaminados acima de 50 por dia. Segundo De Angeli a Prefeitura diz que não tem como adiar.

194
Competição e festas durariam dois dias em Araraquara

Previstos para serem realizados em Araraquara no final de janeiro – dias 29 e 30, os Jogos Integra Inter, competição esportiva que reúne universitários, encontraram nesta quarta-feira (05) uma barreira: o pedido de suspensão feito pelo vereador Rafael de Angeli à  Prefeitura Municipal que havia autorizado as disputas.

Em nota, o vereador julga não ser o momento ideal para eventos de grande porte na cidade, devido ao aumento de casos de COVID-19 decorrente da variante Ômicron. “Sou um grande apoiador dos eventos universitários, principalmente porque geram grande receita ao município. Em 2018, numa parceria com o pessoal do Inter, arrecadamos lacres suficientes para a aquisição de seis cadeiras de rodas que foram entregues ao Rotary Araraquara”, comentou De Angeli.

Para ele, no entanto, é necessário saber o momento correto de agir. “Quando agendado o evento, ainda não sabíamos da variante Ômicron, que possui contágio quatro vezes maior que a variante Delta”, argumentou.

Mais adiante ele lembra que a nova variante chegou em Araraquara e estamos visualizando o aumento vertiginoso do número de positivados e doentes com a COVID-19. “Embora, graças à vacina, os casos, na sua maioria, não sejam graves, não é razoável autorizar um evento que pode infectar milhares de pessoas de uma só vez e, posteriormente, causar uma pressão desnecessária no sistema de saúde”, justificou.

Segundo o parlamentar a Prefeitura justifica que não há saída jurídica para impedir o evento. Mas, ele retruca: “Trata-se de uma mentira, pois o Supremo Tribunal Federal reconheceu que os municípios têm competência concorrente para legislar sobre a saúde pública. Trata-se de interpretação advinda do artigo 23, II da Constituição Federal. Inclusive, na ação de n. 1002909-52.2021.8.26.0037, o Excelentíssimo Juiz Guilherme Stamillo Santarelli Zuliani, da Vara da Fazenda Pública de nossa cidade, ressaltou essa competência do Prefeito Edinho Silva, já que foi eleito pela população”, protestou De Angeli.

Ele antecipa que está protocolando uma indicação sugerindo ao prefeito que edite um novo decreto, proibindo eventos de grande porte, tal como o Integra Inter, enquanto perdurar o índice de contaminados acima de 50 por dia.

Para De Angeli, a boa notícia é que a variante Ômicron, embora seja altamente contagiosa, possui uma onda mais curta se comparada com as demais. A África do Sul, que descobriu a nova variante em novembro, agora já vem experimentando novas quedas no número de casos.

Em seguida finaliza: “Esperamos que, muito em breve, possamos voltar a receber eventos em nossa cidade, atraindo pessoas e investimentos, mas tudo tem seu momento certo. Que o Integra Inter possa, então, ser adiado, para um melhor momento, visando o bem estar de toda a nossa população.”