Home Destaques

De novo, Boticário é mais admirada, e Carrefour a que fatura mais

Empresas foram as vencedoras de acordo com ranking das empresas mais representativas do varejo elaborado pelo Ibevar/FIA

643
O Boticário eleita como a empresa mais admirada do mercado

Pela segunda vez consecutiva, O Boticário  foi eleita como a empresa mais admirada do mercado de acordo com o ranking das empresas mais representativas do varejo nacional elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) destacando as 120 maiores empresas em três vertentes.

Vencedora no quesito Imagem, a marca de cosméticos foi premiada com base na opinião dos consumidores nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, seguida pelas Casas Bahia, Lojas Americanas e Renner.

Já no quesito Faturamento, o Carrefour levou novamente o primeiro lugar, com receita de R$ 56,3 bilhões em 2018, seguido por Grupo Pão de Açúcar (R$ 53,6 bilhões), Via Varejo (R$ 30,5 bilhões) e Walmart (R$ 23 bilhões).

No ranking de Eficiência, que considera fatores como o número de colaboradores, número e formato de lojas (dados disponíveis para todas as empresas), foram eleitos nomes como McDonald’s, Cacau Show, Leroy Merlin, Kalunga, Raia Drogasil, Magazine Luiza e Makro, em suas respectivas categorias.

De acordo com o ranking, as 120 maiores empresas do varejo faturam juntas R$ 345 bilhões, o que corresponde a 29,5% do PIB brasileiro. Dessas, 100 empresas detêm 27% das vendas no varejo.

Dentre as categorias avaliadas no mercado, se destacam Hiper & Supermercados, Bebidas e Fumo, com 33,8%, seguido por Veículos, Motos, Partes e Peças, 25,9%, e Tecidos, Vestuário e Calçados, com 9,5%.

O Ranking 2019 IBEVAR FIA premiou as empresas mais representativas do varejo em cerimônia realizada na última terça-feira (20), no Teatro CIEE, em São Paulo.

Confira as melhores colocadas nos rankings, a seguir:

FATURAMENTO

  1. Carrefour (R$ 56,3 bilhões)
  2. Grupo Pão de Açúcar (R$ 53,6 bilhões)
  3. Via Varejo (R$ 30,5 bilhões)
  4. Walmart (R$ 23 bilhões)
  5. Lojas Americanas (R$ 20,8 bilhões)
  6. Magazine Luiza (R$ 18,8 bilhões)
  7. Raia Drogasil (R$ 15,5 bilhões)
  8. Renner (R$ 9,7 bilhões)
  9. Drogarias DPSP (R$ 9 bilhões)
  10. Grupo Guararapes (R$ 8,2 bilhões)

EFICIÊNCIA 

Carrefour, Makro, Zaffari, Mambo, Atakarejo, Formosa, Koch (Hiper e Supermercados)

Via Varejo, Magazine Luiza, Fast Shop, Fujioka, Tok&Stok (Eletroeletrônicos e Móveis)

Renner, Guararapes, Havan, Inditex, Lojas Avenida (Moda e Esporte)

Raia Drogasil, Araújo, Onofre (Drogaria e Perfumaria)

McDonald’s, IMC (Fast Food e Restaurante)

Leroy Merlin, Cassol (Material de construção)

Cacau Show, Kalunga, Saraiva, Oxylane (Especializadas e outras)

IMAGEM

Mais admirada do Brasil: O Boticário

Mais admiradas por segmento:

Carrefour (Hiper e Supermercados)

Assaí (Atacadistas)

O Boticário (Beleza e cuidado pessoal)

Cacau Show (Alimentos)

Magazine Luiza (Eletroeletrônicos)

Tok & Stok (Artigos para o lar)

Panvel (Drogarias)

Leroy Merlin (Material de construção)

Centauro (Esporte)

Saraiva (Livrarias)

Submarino (Eletrônicos)

Rihappy (Brinquedos)

C&A (Moda)

Petz (Pet)

Lojas Americanas (Lojas de departamento)

McDonald’s (Fast food)

Vivara (Especializados)