Home Cidade

Denise Bevilaqua assume a diretoria do Instituto de Química de Araraquara com Ian Gamboa de vice

A formação da chapa resulta de uma parceria de longa data, na qual os docentes já compartilharam funções administrativas no passado; durante a posse anunciaram queo objetivo é manter a qualidade do que é produzido no Instituto.

36
“Poder ocupar esse papel é uma honra e uma alegria muito grande”, disse a professora Denise Bevilaqua, ao lado de Gamboa

Na última terça-feira (19), foi oficializada a posse da nova direção do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, eleita para o quadriênio 2024-2028. A chapa vencedora, Experiência, Diálogo e Assertividade, é composta pela professora Denise Bevilaqua, eleita para o cargo de Diretora, e pelo professor Ian Castro Gamboa, que assume a Vice-Direção da unidade.

Denise, até então vice-diretora na gestão 2020-2024 ao lado de Sidney José Lima Ribeiro, expressa sua satisfação pela nova fase e reforça o compromisso em manter a qualidade do que é produzido no Instituto: “Nós estamos em um dos maiores institutos de pesquisa do país, temos uma estrutura criada com muita competência, é um desafio enorme manter essa qualidade e ainda buscar alternativas diante das mudanças do mundo. Eu definiria como uma honra, estou extremamente motivada”. 

A NOVA DIREÇÃO

A formação da chapa resulta de uma parceria de longa data, na qual os docentes já compartilharam funções administrativas no passado. A dupla compôs a primeira gestão do Departamento de Bioquímica e Química Orgânica do IQ, com o professor Ian na chefia e a professora Denise como vice. Segundo a docente, a identificação pelo modo de trabalho, filosofia de vida e princípios, foram alguns dos fatores que a motivaram a convidar Ian para a composição da chapa. O novo Vice-Diretor complementa que, desde a primeira experiência de liderança compartilhada, “houve uma harmonia muito grande de pensamentos”, e avalia: ”Eu acho que isso é chave em qualquer gestão”.

A solenidade de posse aconteceu no Anfiteatro II do IQ, reunindo diversas autoridades da universidade

INOVAÇÕES EM INFRAESTRUTURA

Uma das principais iniciativas em infraestrutura presentes no plano de gestão da nova diretoria é a implementação de uma sala de aula colaborativa para atividades que demandam intercâmbio virtual e recursos audiovisuais avançados. Chamada de CREAI (Centros de Recursos de Ensino, Aprendizagem e Inovação), a instalação faz parte de um projeto da Pró-Reitoria de Graduação, o qual o IQ foi um dos contemplados junto de outras sete unidades da Unesp. “Vai ser uma sala inteligente equipada com microfones, câmeras, que vão nos permitir ter aulas de graduação com outras unidades, tanto nacionais quanto internacionais”, explica a nova Diretora do Instituto. 

O professor Ian salienta que a estrutura tem o potencial de expandir o ensino-aprendizagem nos diversos âmbitos da universidade: “É uma possibilidade de versatilizar o ensino, não só de graduação, como de pesquisa, por meio de uma sala altamente sofisticada. É um grande presente para a nossa comunidade, além de demonstrar que nós somos uma unidade diferenciada dentro da Unesp”, comenta o docente. A sala CREAI tem inauguração prevista para o início de 2025. 

Entre as outras obras importantes programadas pela nova gestão, destacam-se: um novo prédio administrativo do Instituto, um auditório com capacidade projetada para 250 lugares, as sedes do Centro de Exposições, Inovação e Cultura e do Fab Lab IQ. Além disso, está prevista a reforma do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), espaço vinculado ao IQ em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara desde 1999.

A professora Denise Bevilaqua e o professor Sidney Ribeiro, Diretor do IQ durante o período 2020-2024

Segundo o Vice-Diretor, grande parte das obras integram planos já concebidos pela antiga gestão. Ele ressalta a importância da continuidade dos projetos. “Nossa gestão tem a responsabilidade de finalizar uma série de sonhos que foram criados. Não há um plano partidário ou de ocasião de chapa, é um plano para o Instituto de Química. É uma situação bonita porque há continuidade”, enfatiza. 

Suporte à Pesquisa e Pós-Graduação – Em seu plano, a nova gestão apresentou uma série de propostas focadas no fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação. Uma delas é o aprimoramento e estruturação dos serviços dos equipamentos multiusuários, com ênfase especial ao Laboratório Central de Análises Químicas e Estruturais.

Na ativa desde 2013, o laboratório comporta um parque de equipamentos de ponta para atender às demandas em pesquisa do IQ e das Agências de Fomento. Além do apoio e suporte à atuação do LACAQUE, as ações previstas neste eixo se comprometem com a aplicação da reserva técnica institucional da FAPESP, priorizando o atendimento aos equipamentos e estruturas multiusuários. 

A Diretora destaca a importância do alinhamento de recursos humanos para atender a essa demanda, referindo-se ao corpo de profissionais que o Instituto possui. “O potencial em recurso humano que nós temos é que nos possibilita ter esse parque de equipamentos de alto nível. Nós temos profissionais gabaritados para mantê-los e utilizá-los, isso também é um diferencial que parte da política da direção”, explica. 

MANUTENÇÃO E APRIMORAMENTO DA EXTENSÃO

Antes mesmo da oficialização da curricularização das atividades de extensão na Unesp, o IQ já se destaca, há mais de 30 anos, pela atuação dos projetos que conectam a universidade à comunidade local. Entre os mais tradicionais da unidade estão: o Centro de Ciências de Araraquara, que busca ser um espaço de formação aberto à escolas, alunos, professores e  comunidade em geral; o Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA), e o Alquimica, projeto que trabalha a divulgação científica através das artes cênicas. 

Segundo a professora Denise, após a exigência da curricularização, o Instituto tem contado ainda mais com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e Extensão para promover melhorias no setor. Uma das aquisições recentes foi uma van, que se soma à frota do IQ, ampliando os recursos disponíveis para as ações extramuros. Ian comenta sobre as adaptações que a gestão tem feito para acompanhar essas mudanças: “É uma missão muito gratificante para essa gestão poder ser sensível e convencer, com argumentos racionais, sobre esta nova abordagem. Convencer que é possível, através das nossas ações, fazer extensão e se aproximar da comunidade”, destaca.

A Reitora da Unesp, professora Maysa Furlan, esteve presente na cerimônia

A Diretora do IQ acrescenta falando sobre o potencial dos projetos em promover essa conexão. “É fascinante perceber como conseguimos alcançar as pessoas de uma forma que muitas vezes não conseguimos na sala de aula. Levar o conhecimento para a comunidade não só transforma a vida das pessoas, mas também muda a formação dos nossos estudantes. Com o potencial que temos na cidade e com todos os cursos oferecidos no câmpus, somos capazes de mudar Araraquara”, avalia.

EXPECTATIVAS FUTURAS

Ao pensar no futuro, os novos dirigentes do Instituto resumem suas expectativas para a gestão em duas ideias centrais: harmonia e acolhimento. O Vice-Diretor, professor Ian Castro Gamboa, aposta no fortalecimento harmonioso entre todos que compõem o IQ, firmando o compromisso com o aperfeiçoamento das estruturas institucionais e materiais: “A comunidade é o todo: o segmento docente, técnico-administrativo e discente, e é muito importante uma harmonia nessa comunidade. Sem isso, nada acontece. E nós precisamos, de alguma forma, ter subsídios para alimentar essa comunidade para que ela se sinta bem”, conclui. 

Segundo a professora Denise Bevilaqua, Diretora do Instituto, o foco de suas expectativas é o fortalecimento das relações humanas e a construção de um ambiente agradável. “Eu gostaria que daqui a quatro anos tivéssemos um ambiente de trabalho acolhedor, em que os funcionários se sentissem respeitados, que os docentes tivessem flexibilidade em suas ações e que pudessem se sentir confiantes na estrutura que eles têm aqui dentro. Nós temos um interesse institucional de construir relações humanas aqui”, finaliza a docente.

“Nós temos um interesse institucional de construir relações humanas aqui”, destaca a Diretora do IQ

Para saber mais sobre as propostas e expectativas da nova gestão do Instituto de Química da Unesp, siga o perfil do IQ no instagram: instagram.com/iqunesp. Semanalmente são lançados vídeos temáticos nos quais a nova diretoria dá mais detalhes sobre os planos da nova gestão. (Texto: Raquel Sampaio / Fotos: Henrique Fontes)