Home Destaques

Deputada Thainara, a ‘perseguida’, diz não dar entrevista ao RCIA sobre discriminação da sofrência

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua assobrejética e calameosa coluna Bastidores nos fins de semana. Penalizado com a discriminação que a deputada vem sofrendo na ALESP tenta falar com ela, mas ele não consegue.

106

CADUCANDO NO INÍCIO
O novo ensino Médio, cuja instalação está sendo implementada no Brasil, pode caducar antes mesmo de sequer começar a engatinhar. Como falávamos na Seção anterior, a proposta seria boa em um país com professores bem remunerados e preparados e boas escolas com estruturas físicas e laboratórios, entre outros. Mas este não é o nosso caso! No Brasil nós não preenchemos nenhum dos quesitos arrolados em nossos comentários… É uma pena!

FALTA TUDO E MAIS
Na avaliação inicial da implantação em curso foi observado que faltam professores, espaços, laboratórios e vagas, levando as escolas a impor aos alunos, até por sorteio, as disciplinas do novo ensino médio. O objetivo dos “itinerários” era possibilitar aos alunos escolherem as disciplinas possibilitando o aprofundamento em uma área de interesse. Sem isso, podem ter 40% das aulas em áreas que não são do seu interesse corroendo o objetivo da proposta!

EFEITO CONTRÁRIO
Para especialistas, o modelo acaba por promover efeito oposto ao desejado, afasta-se dos jovens e reforça os baixos níveis de aprendizagem e de evasão escolar. Estão descontentes professores, alunos e seus pais. Pressionado por especialistas e políticos, da inviabilidade da proposta, o presidente Lula incumbiu o ministro da Educação, Camilo Santana, de apresentar outra proposta para o Ensino Médio. Ê Brasil, heim! Por que é que quase nada aqui dá certo?

SEM PREVENÇÃO
No Brasil não há uma política nacional para prevenir ataques a escolas como o que ocorreu na última segunda-feira (27), em São Paulo. Um menor de 13 anos, desajustado e carregado de ódio matou uma professora e esfaqueou outras cinco pessoas entre professoras e alunos. Para especialistas a falta de diretrizes deixa a escola sozinha para resolver esses ataques. Foram 22 desde 2022, com oito nos últimos meses. Ministério da Educação promete um plano amplo.

PAZ E NÃO CASSETETE
Após estudos da Unicamp e Unesp dessa explosão, o governo paulista propôs policiamento permanente dentro das escolas. A solução exige respostas multifacetadas: monitoramento por inteligência policial preventiva dos discursos de ódio online e ensino nas escolas para uma cultura de paz e contra bullying, envolvendo pais, professores, alunos e comunidade. Tornar escolas mais seguras é possível e urgente, mas requer políticas de paz, não cassetetes!

COVID: 700 MIL MORTOS
Após três anos do primeiro brasileiro morto por Covid-19, em 2020, o país chega a triste marca de 700 mil óbitos pela doença, vitimando hoje os mais vulneráveis que não se vacinaram e as crianças. O governo de Jair Bolsonaro e seus asseclas genocidas negligenciaram os protocolos, os cuidados e a vacina, rindo dos doentes, poderiam ter salvado pelo menos a metade desse montante! A morte de tantos brasileiros poderia ter sido evitada por um governo mais sério!

BOLSONARO VOLTOU
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou na quinta-feira (30) e desejava ser recebido nos braços do povo, como se não tivesse deixado o país como um covarde ao apagar das luzes de 2022. Queria grande manifestação, mas a segurança do DF negou apoio e a entrada de ônibus com apoiadores, além de carros blindados e reclamou! Suas redes sociais noticiaram multidão, mas havia apenas 500 apoiadores no aeroporto. Custo da fugida aos EUA: R$ 1 milhão ao país!

“EDUARDO PRESIDENTE”
Steve Banon, ideólogo da ultradireita mais famoso da Terra, disse em entrevista à Folha, que os processos que líderes de direita como Jair Bolsonaro e Donald Trump (EUA) enfrentam, não prejudicam o futuro do movimento conservador no mundo, que lidera. Para ele, ao contrário, fortalecem ainda mais os acusados. Será? Em que mundo Banon vive! Próximo a Eduardo Bolsonaro, afirmou que o pupilo ainda vai ser presidente do Brasil! Deus nos livre!

NOVA REGRA FISCAL
A nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos do Governo Federal que tanto espera o mercado, foi apresentado anteontem pelo ministro da Fazenda ao presidente da República e já está sendo discutido com líderes do Congresso. O principal da nova proposta que terá que ser aprovada pelo Congresso, limita os gastos a 70% do avanço das receitas projetado para o mesmo ano. A regra tende a reduzir gradualmente o déficit e frear o endividamento. Boa!

POLÍTICAS PARA INDÍGENAS
A Fundação FHC, que envia sua agenda de discussões para a nossa Seção, vai discutir dia 04 de abril em webinar – espécie de seminário online – o significado da ascensão, pela primeira vez no Brasil, de representantes indígenas na condução das políticas indigenistas, as mudanças e resistências que esse fato produz, os efeitos sobre as agendas de políticas públicas e ações do Estado, em particular na Amazônia, onde vivem as maiores comunidades indígenas do país!

THAINARA REVOLTADA
A deputada estadual de Araraquara Thainara Faria (PT) que se diz progressista e perseguida por discriminações por ser preta e bissexual e que se negou durante a campanha a dar entrevista a nossa Seção Nos Bastidores da Política e a responder nossos questionamentos, nos disse numa conversa agitada que não dá entrevista para nós porque o Portal RCIARARAQUARA a “persegue” e tem procurado “acabar com a sua vida”.

QUEM DISCRIMINA É THAINARA
De nossa parte, procuramos noticiar os movimentos da deputada – mesmo ela não querendo falar – sua eleição, declarações a jornais nacionais e até a ameaça de morte que recebeu por redes sociais! Nunca a perseguimos! Ela, por outro lado, nos discrimina, assim como diz ser discriminada! Analista que nos acompanha nos disse: “O pau que bate em Chico, também bate em Francisco”. É feia a atitude da deputada e demonstra que o poder lhe subiu à cabeça e que também discrimina! Vamos voltar ao assunto na próxima coluna. O portal também deve se manifestar… ou não. Se valer a pena, quem sabe!

A PONTE DA AVENIDA 36
Estão em curso as obras da ponte da Avenida 36. Esta semana foi assentada a terceira via de aduelas com 57,60 m2 de vazão que a Prefeitura diz ser quatro vezes superior ao sistema antigo de tubulação e que tem previsão de suportar o volume de água do Ribeirão das Cruzes por pelo menos 100 anos! Já discutimos aqui (especialistas) que o melhor seria a construção de uma ponte, deixando as águas passarem livres em vez de escorrerem por aduelas.

MUITO BOM MARCHESE
O vereador Marchese da Rádio que se desdobra mostrando diariamente os problemas em toda a cidade através de vídeos pelas redes sociais, está realizando mais uma façanha: reuniu uma força tarefa de vereadores, policiais e os órgãos de tráfego e trânsito para por um fim às motos barulhentas que incomodam a comunidade! A força-tarefa já está nas ruas, fiscalizando e educando os motoqueiros barulhentos! Muito bom, vereador, assim é que se trabalha!