Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa de São Paulo a cerimônia de diplomação dos deputados estaduais eleitos, total de 94, além dos 70 deputados federais (70), do senador Marcos Pontes (PL) e seus dois suplentes, além do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e seu vice Felício Ramuth (PSD). A diplomação acontece depois do encerramento do período eleitoral, apuração dos votos e fim dos prazos de questionamentos e processamento do resultado da votação, disse o chefe do cerimonial da assembléia.
Entre os eleitos e eleitas para ocupação das cadeiras da Assembleia Legislativa estadual estavam duas araraquarenses: Márcia Lia, que foi reeleita com cerca de 116 mil votos e Thaynara Faria, que participa pela primeira vez de um pleito com essa característica recebendo com 91.388 votos.
Márcia Lia foi a primeira a ser chamada, logo em seguida foi diplomada Thainara Faria, ambas do Partido dos Trabalhadores. Thainara está deixando a bancada do partido em Araraquara dando o seu lugar para o petista Alcindo Sabino; no evento desta manhã a jovem deputada estava acompanhada da sua mãe Rita e a mãe e a avó Cleide.
O prefeito Edinho Silva após acompanhar a solenidade comentou nas redes sociais: “Estive agora na Sala São Paulo, na capital paulista, onde foram diplomadas e diplomados as deputadas e deputados, estaduais e federais, bem como o senador e governador, eleitos no estado de São Paulo. Uma festa da democracia.
Em nome da Thainara Faria (PT), deputada estadual eleita por Araraquara, quero saudar todas e todos as diplomadas e diplomados, em especial as bancadas do Partido dos Trabalhadores. Quero saudar também a deputada Márcia Lia (PT), diplomada, também de Araraquara.”
É importante destacar que os deputados federais, senador, governador e vice-governador assumem seus cargos a partir de 1º de janeiro, enquanto que os deputados estaduais diplomados assumirão suas cadeiras na assembléia somente em 15 de março de 2023.