Início Destaques

Dermatologista lista os principais fatores de risco para o câncer de pele

Segundo a Dra Luciana Reis Gulla Anhesini, o principal deles é a exposição prolongada e repetida ao Sol

44
Dra Luciana Reis Gulla Anhesini. (Foto: Divulgação)

Como desdobramento do Dezembro Laranja, campanha de conscientização ao câncer de pele, a Dra Luciana Reis Gulla Anhesini relaciona alguns fatores de risco para o desenvolvimento de tumores malignos.

Segundo a dermatologista, o principal deles é a exposição prolongada e repetida ao Sol, principalmente durante a infância e adolescência. Ela também destaca a exposição às câmeras de bronzeamento artificial, além de ter peles e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos (ou mesmo um albinismo) e também ter histórico familiar ou pessoal de câncer de pele.

“Não se esqueça de ficar atento às feridas que não cicatrizam. Pessoas que possuem mais de 65 anos, ou muitas sardas e mais de 50 pintas pelo corpo, com foco naquelas que estão se modificando, mudando de cor, tamanho e formato, precisam ficar ainda mais atentas. Todas precisam buscar um dermatologista”, informa.

Como métodos preventivos, a especialista recomenda a não exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, assim como procurar lugares com sombra e usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. “Aplique na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. Use filtro solar próprio para os lábios”, finaliza a Dra Luciana Reis Gulla Anhesini.