Home Destaques

Dia 8 de Janeiro foi lembrado como data histórica em ato no Sindicato dos Bancários

Políticos e militantes partidários se reuniram no auditório do Sindicato dos Bancários nesta segunda para relembrar a tomada dos Três Poderes por bolsonaristas e ação do presidente Lula que se encontrava em Araraquara para verificar os estragos causados pelas chuvas de 28 de dezembro.

74
Movimentação política na noite desta segunda-feira no Sindicato dos Bancários

Foi em 8 de janeiro do ano passado, um domingo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permaneceu em Araraquara e montou na Prefeitura Municipal uma espécie de gabinete para decretar intervenção nas forças de Segurança Pública do Distrito Federal. Na oportunidade manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes e promoveram uma quebradeira.

O presidente da República teria vindo à nossa cidade constatar os estragos causados pelas fortes chuvas no dia 28 de dezembro; um deles, o caos da Avenida Padre Francisco Sales Colturato (36) onde uma cratera se abriu sobre o Ribeirão das Cruzes, engolindo um veículo e deixando um saldo de 6 mortes. Eram pessoas de uma mesma família que havia acabado de deixar o Shopping Jaraguá.

Prefeito Edinho Silva relembrou a passagem de Lula por Araraquara

Paralelamente à visita, ocorria a invasão e destruição dos prédios dos Três Poderes em Brasília, daí a instalação deste gabinete para a presidência controlar a situação causada por manifestantes e a tentativa frustrada dos bolsonaristas ocasionarem um golpe político. O fato teve repercussão em todo o mundo.

A data foi comemorada em ato organizado pelo Sindicato dos Bancários nesta segunda-feira (8) com a participação de partidos políticos, movimentos da sociedade e militantes da esquerda que querem assegurar a necessidade da data não ser esquecida em sinal de respeito à democracia.

Participação de vários setores da sociedade, um deles o estudantil

Durante o ato realizado no sindicato vários políticos se manifestaram no microfone, seguindo uma mesma linha de raciocínio: a democracia. Além disso, houve a apresentação de um documentário lançado pela GloboNews com o título “8/1 – A democracia resiste”, mostrando imagens da passagem de Lula pela cidade e a tomada dos Três Poderes pelos manifestantes da direita.

O prefeito Edinho no encontro desta segunda voltou a afirmar ao repórter Tadeu Alves, do RCIA, que – 8 de Janeiro foi um marco histórico não apenas para a cidade, mas para o país. “Mostramos que no século XXI não há espaço para golpe, violência, autoritarismo; portanto, é um dia que precisa ser lembrado ao longo de nossa história”, afirmou.

NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS