Hoje (17) é o Dia da Prematuridade. E você sabia que, todos os anos, mais de 13 milhões de bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional. Em 2024, o tema de reflexão é “Cuidado de Qualidade em Todos os Lugares”. A ideia é reforçar a importância do cuidado com a família, de maneira geral.
Segundo a responsável pela UTI Neonatal do Hospital São Paulo, Dra Maria Aparecida Malfará Andrade Machado, a Unimed Araraquara realizou, nesta semana, uma palestra com a Profa. Dra. Walusa Ferri-Coord. da Divisão de Neonatologia HCFMRP/USP, uma roda de conversa com as famílias e também um treinamento de capacitação interna.
É importante dizer que, para esse acolhimento de prematuridade, o Hospital São Paulo conta com uma unidade neonatal ladeada por uma equipe multidisciplinar, com fisioterapia, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e psicólogos. “Tudo isso garante o melhor atendimento aos prematuros, além do suporte para as famílias”, explica.
A especialista também reforça a importância da prevenção da prematuridade. “Para isso, é necessário um pré-natal de qualidade e que todos devem quando gestantes procurarem manter um pré-natal bem adequado”, analisa.