
O Dia das Mães é a principal data comemorativa do 1º semestre para o comércio varejista e tradicionalmente traz boas expectativas de vendas para os lojistas, ficando apenas atrás do Natal. Para projetar o cenário comercial para o período, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara analisou dados e estimativas da FecomercioSP e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para a data, que este ano ocorre no próximo domingo, dia 11 de maio.
Em Araraquara e região, as perspectivas para o Dia das Mães são positivas. No período, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 5,1% e atingir R$ 2,1 bilhões, representando R$ 103,4 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A estimativa também aponta que quatro setores devem apresentar crescimento no mês, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (21,5%), que comercializam os itens preferidos para presentear, e as farmácias e perfumarias (6,6%). O faturamento dos supermercados e das lojas de móveis e decoração também devem registrar altas de 2,3% e 1,3%, respectivamente.
Por outro lado, as vendas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos devem recuar 5,9%. Segundo a FecomercioSP, alguns fatores justificam o resultado negativo. “Além de uma provável desaceleração da economia e dos juros elevados, é importante considerar que essas atividades viveram um bom momento de vendas durante a pandemia, quando as famílias redecoraram suas casas ou compraram eletrodomésticos e eletrônicos novos. E por se tratar de produtos duráveis, a sua reposição/troca pode demorar um pouco”, analisa Maria Clara Kirsch, pesquisadora do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara.
Para conferir mais detalhes da pesquisa, acesse aqui.
No cenário nacional, segundo a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas estimado para o comércio varejista voltado para o Dia das Mães em 2025 é de R$ 14,37 bilhões. Essa expectativa representa um aumento de 1,9% em relação à movimentação financeira que aconteceu em 2024, quando o volume de vendas para a data foi e R$ 13,23 bilhões, e 6,9% maior do que a ocorrida em 2023, quando as vendas atingiram um volume de 13,44 bilhões.
Considerando todo o país, um dos setores mais aquecidos para o Dia das Mães de 2025 deve ser o de comércio de vestuário, calçados e acessórios, com previsão de faturamento nacional de R$ 5,63 bilhões – equivalente a 39% de todas as vendas esperadas. Esse montante representa um crescimento de 6,2% em relação a 2024, contrariando a tendência mais modesta do varejo em geral.
Na sequência, farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos devem movimentar aproximadamente R$ 3,02 bilhões, respondendo por 21% do total previsto. Em terceiro lugar aparecem os estabelecimentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,85 bilhão (13%), e o de móveis e eletrodomésticos, com R$ 1,70 bilhão (12%).
Expectativas para o volume de vendas voltadas para o Dia das Mães, segundo ramos do varejo em 2025 – Em R$ Bilhões

JUROS, INFLAÇÃO E ENDIVIDAMENTO
Nesse ano, o crescimento menos significativo do volume de vendas pode ser relacionado ao encarecimento do crédito. Além disso, o comprometimento da renda com dívidas tem mostrado uma tendência de alta, afetando 30,6% do orçamento médio das famílias brasileiras, maior patamar em quase dois anos. Dessa forma, os segmentos que embora sejam impulsionados pela demanda sazonal, mas que dependem das condições de crédito, poderão ter suas vendas reduzidas, como mostram as previsões da CNC acerca de utilidades domésticas (-6%), móveis e eletrodomésticos (-4,4%) e comunicação (-2,9%).
Em março, o Banco Central, responsável por controlar o custo do dinheiro no país através da quantidade de moeda que circula na economia, aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%. Com isso, a autoridade responsável pelas políticas monetárias do país buscou frear o processo inflacionário em curso desde o segundo semestre de 2024, que vem corroendo o poder de compra das famílias.
Meta para a taxa básica se juros (Selic)
% a.a., dados diários

A aceleração da inflação, impactada em partes pela desvalorização cambial de mais de 10% nos últimos meses, tende surtir efeitos também na cesta de consumo tradicional da data. Ainda de acordo com a CNC, o grupo de itens mais demandados neste dia comemorativo deve apresentar uma alta de 5,8% em 2025, um crescimento mais acelerado do que a taxa de 2,5% do ano anterior.
Evoluções dos preços dos bens e serviços mais consumidos no Dia das Mães
(Acumulados em 12 meses até maio medidos pelo IPCA-15)

Já, de acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela FecomercioSP, o percentual de famílias endividadas no estado de São Paulo voltou a crescer em março. A proporção passou de 67,7% em fevereiro para 69,2% no mês seguinte, superando também o índice registrado em março do ano passado (68,5%).
No total, 2,83 milhões de lares paulistas possuem algum tipo de dívida. O aumento foi verificado em todas as faixas de renda: entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, o percentual subiu de 71,9% para 73,3%; já entre aquelas com renda superior a 10 salários mínimos, a alta foi de 55,5% para 57,2%.
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (% do total estado de São Paulo)

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS
Também de acordo com a CNC, a contratação de trabalhadores temporários para o Dia das Mães deverá ser de 29,73 mil vínculos, ultrapassando os 28,36 mil de 2024, com o estado de São Paulo liderando o ranking com até 8,6 mil postos de trabalhos gerados. Desse total, cerca de 20% devem ser efetivados após a data, percentual menor do que o resultado ano anterior (29%). É importante salientar que, desde os efeitos da pandemia em 2020, o ritmo de efetivação de trabalhadores tem naturalmente diminuído.
ESTRATÉGIAS PARA O VAREJO
Para capitalizar ao máximo o potencial do Dia das Mães, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara elaborou algumas dicas valiosas para os comerciantes da cidade, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das vendas nessa data comemorativa.
Em primeiro lugar, é necessário estudar o mercado e avaliar se de fato o seu segmento de atuação é impactado de modo significativo pelo Dia das Mães. Nesse sentido, cabe ao empresário entender o perfil dos seus clientes, seus produtos, estar atento às estratégias dos concorrentes locais e organizar os planos de relacionamento com os fornecedores, visando adotar a estratégia mais adequada para o dia 11 de maio e reforçar seu estoque caso seja necessário.
Além disso, as questões relacionadas ao ciclo operacional da empresa também merecem atenção. Nesse contexto, é fundamental entender os custos e planejar os estoques de modo a analisar os produtos disponíveis e utilizar essa data de elevada demanda como solução para comercializar produtos de baixo giro, aproveitando para “desovar” esses itens.
Antes da data é importante apostar em campanhas para fortalecer o nome da loja e expandir o alcance da sua marca, estabelecendo-se assim como potencial local de escolha dos clientes. Além de proporcionar uma experiência agradável no momento da compra. “Por isso é importante manter o cuidado com a aparência das vitrines e do atendimento efetuado nas lojas físicas, assim como manter a loja presente em canais digitais, segmento de venda que cresce cada vez mais”, indica Maria Clara.
Entre as opções disponíveis para vendas é interessante a composição de kits e combos temáticos, que eleva o valor do presente para o consumidor, além de trazer a possibilidade de aumento do ticket médio para o varejista. Oferecer uma boa promoção, com descontos progressivos e brindes, também são uma ótima forma de atrair o cliente para efetuar a compra, além de aumentar as chances de um volume de compras maior. Já na hora da aquisição é importante diversificar as condições de pagamento para o cliente, oferecendo todas as opções tradicionais, conjuntamente com a formas mais modernas, como o PIX.
Do lado do consumidor, o ideal é planejar as compras com antecedência, pesquisando preços e avaliando as opções disponíveis antes da data. Essa organização permite não apenas aproveitar promoções mais vantajosas, como também evitar a correria e o risco de estoques esgotados nos dias que antecedem o Dia das Mães. Vale também ficar atento às redes sociais das lojas locais, onde muitas promoções são divulgadas com exclusividade. Outra dica é definir previamente um orçamento, buscando presentes que equilibrem qualidade, utilidade e valor afetivo, sem comprometer o planejamento financeiro da família.
Coordenação de pesquisa: Elton Casagrande | Pesquisadores: Maria Clara Kirsch Junqueira e Bruno H. Camacho