Home Destaques

Dia Mundial do Doador de Sangue: “Você pode salvar vidas”, pontua especialista da Unimed Araraquara

Dr. Reinaldo Bonfá, Coordenador Médico do Laboratório de Análises Clínicas Unimed, classifica o ato como um gesto de solidariedade

62
Dr. Reinaldo Bonfá, Coordenador Médico do Laboratório de Análises Clínicas Unimed

Doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania. E neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, quem reforça a importância desse gesto é o Dr. Reinaldo Bonfá, Coordenador Médico do Laboratório de Análises Clínicas Unimed.

“Fazer a doação sanguínea é fácil, rápido e de extrema segurança. Com ação solidária é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão”, pontua.

Segundo o especialista, quem deseja colaborar com o abastecimento de 13 hospitais em Araraquara e Região, o caminho é procurar o Hemonúcleo Regional de Araraquara – Unesp, parceiro da Unimed Araraquara.”Todos os tipos são sanguíneos são importantes, mas vale dizer que há mais dificuldade no encontro dos negativos, como o A- e o O-.”, revela.

O processo de doação, que tem a duração aproximada de uma hora e meia, é inteiramente voluntário. Para dúvidas, mais informações, os interessados devem ligar para o telefone 3301-6102.

Os horários de coleta são de segunda a sexta-feira das 7h às 12h. Os agendamentos são de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 15h30. O Hemonúcleo fica na Avenida da Saudade, 58, no Centro.

CONDIÇÕES PARA DOAR SANGUE

Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 16 e 69 anos.
Pesar no mínimo 50 quilos.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.