Professor do Instituto de Química de Araraquara, Marcelo Orlandi é editor e autor de dois capítulos do livro Tin Oxide Materials – Synthesis, Properties, and Applications, publicado pela prestigiada editora Elsevier. A obra discute o que há de mais recente em óxidos metálicos, uma área emergente em materiais eletrônicos.
Coordenador dos laboratórios de Microscopia Eletrônica, Orlandi é especialista em Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos semicondutores, com aplicações em sensores de gás, varistores e, mais recentemente, fotocatálise. Segundo o docente de Araraquara, o livro publicado pela Elsevier é a obra mais completa disponível sobre óxido de estanho.
De acordo com a descrição da Elsevier, quanto mais se aprende sobre os óxidos metálicos, mais funcionalidades e aplicações são reveladas. A obra se constitui, desta forma, uma referência importante para cientistas, engenheiros e químicos de materiais que foram introduzidos aos óxidos de metal como uma categoria geral de materiais, mas desejam dar o próximo passo e aprender mais sobre um material específico.