Início Destaques

Docente de Araraquara escolhida como editora convidada de revista científica

Edição especial receberá artigos sobre vacinas para câncer e doenças infecciosas

289
A araraquarense Christiane Pienna Soares (Unesp Araraquara), Ângela Maria Almeida de Sousa (Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal) e Aldo Venuti (National Cancer Institute, Roma, Itália), formam o grupo de editores neste Especial

A professora Christiane Pienna Soares, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara foi convidada para ser uma das editoras da edição especial do periódico Vaccines, que irá selecionar artigos sobre vacinas com aplicações para o câncer e para doenças infecciosas. A revista está aberta para submissão de artigos sobre o tema até setembro de 2021.

Além da professora do câmpus de Araraquara, a edição especial terá a colaboração de outros dois pesquisadores internacionais como editores: Ângela Maria Almeida de Sousa, de Portugal, e Aldo Venuti, da Itália.

A edição especial, intitulada Vaccines against Infectious Diseases and Cancer, pretende  alcançar os recentes avanços no desenho eficiente de vacinas contra patógenos emergentes, com ênfase na adequada tecnologia de produção de vacinas (virais e não virais), sistema de entrega de vacinas, os adjuvantes, vias de administração e respectiva resposta imune.

“A proposta da edição especial pretende ainda apresentar avanços para a imunoterapia do câncer, incluindo vacinas profiláticas e terapêuticas que através da produção de resposta imunológica  estimule ou restabeleça a habilidade do sistema imunológico de combater esta doença”, explica a docente.

Além do convite aos pesquisadores, no papel de editora especial, a professora Christiane Soares tem a responsabilidade de fazer o convite a revisores de notório conhecimento científico e administrar o processo de revisão de forma criteriosa de forma que ele se traduza, ao final do processo, no aceite de um artigo de na alta qualidade do artigo submetido ou sua rejeição.

A expectativa é que essa edição especial sirva como plataforma para o intercâmbio dos últimos desenvolvimentos no campo das vacinas preventivas e terapêuticas contra doenças infecciosas e câncer.