Nesta sexta-feira (04), atendendo denúncia, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, se deslocou até a Vila Monteiro, em São Carlos, onde aves em cativeiro estariam sendo maltratadas.
Já na moradia, a equipe foi recebida pelo proprietário. que após tomar ciência do motivo da presença policial confessou estar mantendo em cativeiro 32 aves nativas de várias espécies (trinca ferro, canário da terra, tico tico, curió, azulão).
No lugar ainda foram encontradas 24 aves exóticas (canário do reino), que após a avaliação técnica da equipe verificou-se que todas estavam em situação de maus tratos, haja vista não estarem recebendo a manutenção adequada (limpeza, água e comida).
O proprietário foi autuado em R$ 16.000,00 com base no Art. 25 parágrafo 3 Inc. 3 da Resolução 05/2021 da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) por ter aves silvestres em cativeiro sem autorização de órgão ambiental competente.
Ainda foi autuado em R$ 168.000,00 com base no Art. 29 da mesma resolução, por praticar atos de Maus Tratos a 56 aves. As especimes nativas serão soltas em seu habitat natural e as exóticas depositadas em um criadouro oficial. O autuado ainda deverá responder administrativamente e penalmente pelos seus atos.
Durante a fiscalização foi encontrada uma máquina caça níquel ligada e funcionando. Diante do fato o proprietário foi conduzido a Central de Polícia Judiciária onde foi autuado com base no Art.50 da Lei de contravenções penais.