EDINHO NA COMUNICAÇÃO
O prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT), coordenador de comunicação da campanha de Lula (PT), sai do raio da Casa Civil (que já tem titular: Rui Costa) – informação pescada pela jornalista Andréia Sadi – na acomodação interna dos grupos petistas e luta agora com seu grupo pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC que será fortalecida e vai abocanhar um dos maiores canais de comunicação do futuro Governo petista. Mas, outros grupos petistas querem que o presidente eleito fortaleça o Ministério das Comunicações e aí sem muita briga interna, o entregue a Edinho Silva que ganharia na estrutura, a EBC, entre outros. A EBC inicialmente estava disputada por Edinho, Rui Falcão e o jornalista Kennedy Alencar. No caso do Ministério das Comunicações, não nos parece que haja grande disputa, seria uma espécie de consenso entregá-lo a Edinho Silva como prêmio pelo seu trabalho.
DAMIANO NO PT?
Edinho Silva não discutiu nada ainda com o PT de Araraquara sobre sua ida para um Ministério e a situação da cidade, segundo petista influente da linha de frente do partido em Araraquara. Mas tudo indica que, caso o prefeito precise renunciar para assumir um Ministério ou mesmo uma autarquia como a EBC, filiaria Damiano Neto ao PT para não deixar a Prefeitura nas mãos de outro partido ainda que aliado! A linha de sucessão na Prefeitura está assegurada com a eleição do vereador Paulo Landim à presidência da Câmara Municipal, ele é o primeiro substituto de Damiano na Prefeitura em caso de ausência do titular.
SUCESSÃO MUNICIPAL
Nos parece que apesar dessa solução petista com Damiano Neto no PT para o partido assegurar a ponta no Governo, nem o PT e nem a suposta oposição da elite de Araraquara – donos da cidade que conversam sempre “na hora do pega prá capar”, apesar de se estranharem quando se embatem – estariam confiantes numa eleição de Damiano Neto em 2024 pelo PT. Elite e PT estariam dispostos conjuntamente a evitar a futura eventual eleição do médico Dr Lapena, até porque não se sabe a lambança que seria o governo de um político que não tem perfil de equilíbrio e, no máximo, seria um aventureiro para os padrões de Araraquara… Um teste para a democracia local? Ninguém quer arriscar!
MINISTROS E SUCESSOR
Lula anunciou antes da diplomação – que acontece na próxima segunda-feira, dia 12 – seus cinco primeiros ministros, a fim de acalmar alguns ânimos e frear especulações. São eles: Fernando Haddad, para o Ministério da Fazenda; Rui Costa, para a Casa Civil; Flávio Dino, para a Justiça e Segurança Pública, José Múcio Monteiro, para o Ministério da Defesa e o diplomata Mauro Vieira para as Relações Exteriores (Itamaraty). Muita Gente não percebeu que o gesto de Lula ao indicar Haddad para uma grande vitrine, visa testá-lo e ao mesmo tempo prepará-lo para a sua própria sucessão, uma vez que não pretende se candidatar à reeleição! Haddad não é bem visto pelos quadros tradicionais do PT que o engolem porque Lula manda mais e já demonstrou em vários momentos que quer Haddad como o seu sucessor!
SOBRE GOLPISMO
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, desafeto e algoz do presidente Jair Bolsonaro, acertou com seu estilingue giratório, mais dois seguidores sectários do bolsonarismo. Afastou do cargo o prefeito de Tapurah (MT), Carlos Capeletti (PSD), por incentivar atos antidemocráticos e ameaçar invadir o Congresso, o STF e até o Planalto. “Se o Exército não tomar alguma atitude em prol da nação e da nossa liberdade, nós vamos tomar e fazer uma nova Proclamação da República”, afirmou o prefeito. A outra baixa trata-se do empresário Milton Baldin que Moraes mandou a Polícia Federal prendê-lo. Baldin convocou atiradores e caminhoneiros a participarem de protestos em apoio a Jair Bolsonaro. “Gostaria de pedir ao agronegócio e a todos empresários, que deem férias a seus caminhoneiros e os mandem aqui para Brasília, que nós estamos precisando de peso e força aqui”, reforçou Baldin que é empresário em Mato Grosso e foi preso em frente ao QG do Exército em Brasília pela PF.
BOLSONARO E ‘A LÍNGUA TORTA’
Enquanto Lula anunciava seus cinco primeiros ministros, o presidente Jair Bolsonaro rompia o silêncio de mais de mês voltando a falar com “a língua torta” – como dizem os índios – a seus seguidores no Palácio do Planalto, atiçando-os em suas atitudes golpistas. “Se algo der errado é porque eu perdi a minha liderança, eu me responsabilizo pelos meus erros. Mas peço a vocês: não critiquem sem ter certeza absoluta do que está acontecendo”, disse o presidente, afirmando em seguida: “a vitória será também desta maneira”, numa fala solta e sem nexo. Por último Bolsonaro soltou a pérola: “Os militares são o último obstáculo do socialismo”… Vai entender o que pensa e o que quer dizer esse homem… Se é que pensa!
ORÇAMENTO SECRETO
A Senadora Simone Tebet (MDB), candidata derrotada e terceiro lugar na corrida ao Planalto, afirmou que o tal “Orçamento Secreto” – como estão sendo chamadas as “Emendas de Relator”, pelo qual congressistas destinam a seu bel prazer quantias volumosas de recursos públicos para supostas obras ou fins, sem revelar quem as pediu em troca de apoio no Congresso ao Governo Federal – está se configurando como o “maior esquema de corrupção do planeta”. Desde que foi criado o mecanismo em 2020 pelo Congresso apoiado por Jair Bolsonaro, o código RP9, as “Emendas de Relator” destinaram R$ 53,5 bilhões a despesas de interesse de deputados e senadores sem qualquer transparência. O STF está julgando a constitucionalidade do Orçamento Secreto justamente porque falta transparência, o que é exigido em qualquer transferência de verbas pela Constituição.
14 DENTES POR BOCA
A Senadora Simone Tebet citou a revista Piauí que promoveu longa reportagem sobre o assunto e a corrupção que descobriu no final do novelo. “Uma pequena cidade do Maranhão fez mais exames de HIV que São Paulo em apenas um ano”, disse a senadora sobre os números inflados do SUS para fins de corrupção. “Em outra cidade pequena foram extraídos 540 mil dentes. Pelas minhas contas foram extraídos 14 dentes de cada boca dos habitantes dali, inclusive de crianças quem nem dentes têm ainda”, concluiu Tebet, levando para o humor.
COPA SP DE FUTEBOL JR
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu novamente Araraquara como sede da 1ª Fase da 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior reveladora de craques do Brasil nos últimos tempos. A competição contará nesta edição com 128 times de todo o Brasil que serão distribuídos em 32 grupos. Em Araraquara, além da nossa Ferroviária, jogarão na 1ª Fase, Corinthians, Fast Clube de Manaus – AM (do bairro onde morei em Maó) e o time Zumbi de Alagoas. Os jogos do Grupo 12, acontecerão na Fonte Luminosa dias 3, 6 e 9 de janeiro próximos. A Ferroviária abre a competição dia 03/01, às 19h30, na Fonte contra o Fast Clube; dia 06/01, também às 19h30, o embate da AFE será contra o Zumbi. E a Ferrinha fecha a terceira rodada do grupo 12, contra o Corinthians, às 21h45. Todos convidados, vamos reforçar nossa querida Ferroviária com muita torcida e levar o troféu cobiçado por 128 times!
EU VI TRÊS TÍTULOS
Em 1970 quando o Brasil foi tricampeão do mundo, eu tinha nove anos, e acompanhei pelo rádio a vitória do Brasil e ganhei do meu primo Moisés um papagaio (pipa) feito com as cores da bandeira do Brasil e comemorei nos céus com aquele presente. Em 1994, no tetra, foi lindo… E em 2002, com toda a turma d’O Imparcial, assistíamos os jogos de madrugadinha, cada um em uma casa. O penta veio na Agência do Garcia depois de colocarmos o Aldo Pasetto no banheiro, pois os dois gols só saíram quando ele estava no banheiro! Lamento muito sermos desclassificados em 2022 quando temos uma das melhores seleções do mundo! Não vejo mérito na Croácia… Acho que a culpa foi toda nossa e do nosso técnico. Lamento muito não poder ver o Brasil campeão de novo! Sem palavras…