Home Destaques

Edinho, pode ser o Ministro da Casa Cível no Governo Lula

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna nos fins de semana em nosso Portal RCIA, narrando o que acontece nos bastidores políticos. Nesta edição, Viana antecipa que Edinho, prefeito de Araraquara poderá assumir o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil.

136

EDINHO NA CASA CIVIL
Quando perguntado se será ministro no Governo Lula, o prefeito Edinho Silva desconversa afirmando que tem “compromissos com Araraquara. Eu gosto muito da cidade que governo”, como que para afastar especulações e até a possibilidade de não vir o esperado convite para um Ministério. No entanto, parece que o prefeito só pensa naquilo! A jornalista Andreia Sadi, uma das mais respeitadas profissionais do jornalismo investigativo e analista política, garante que apurou estar destinado a Edinho Silva, o Ministério mais importante do futuro Governo Lula, a Casa Civil. Enquanto Lula não toma posse, Edinho se dedica ao Gabinete de Transição!

MANIFESTAÇÃO GOLPISTA
Está havendo manifestação golpista em Araraquara desde os primeiros dias do resultado das eleições. Um grupo de pessoas, a maioria de mulheres, está acampado em frente ao Tiro de Guerra da cidade e conta com o apoio da maioria dos militares do Tiro e da Polícia Militar, segundo declaração de uma das manifestantes em áudio enviado à nossa Seção por colaborador. Ali eles pedem “intervenção militar já” para evitar a posse de Lula, pois “se ele tomar posse não poderemos mais tirar ele de lá”, acrescenta o áudio que chama o presidente eleito de “bandido barbudo e cachorro”. Vejam o clima!

HISTERISMO
A manifestação que se diz pacífica, beira ao histerismo. Os apelos, às lágrimas, são feitos “às mulheres guerreiras de Araraquara” para defender seus filhos e netos de um futuro governo que, segundo dizem, “defende a legalização das drogas, do aborto e cultua marxismo e Paulo Freire”. Segundo apuramos, as manifestantes cantam o hino nacional e pedem intervenção militar e afirmam que os militares do Tiro de Guerra enviarão um relatório ao comando central do Exército em Brasília na tentativa de atender os apelos e evitar através de golpe, a posse de Lula. Não gostaria de comentar essas sandices, mas registro apenas para o leitor acompanhar a que ponto chegamos com essa divisão e radicalismo por qual passa nosso país. O bolsonarismo não aceita o resultado democrático da eleição! Foi apertado foi, mas a eleição foi limpa e confirmada pelas urnas eletrônicas invioláveis.

EDINHO PEDE DIÁLOGO
O prefeito Edinho Silva acompanhando esses movimentos, vem pedindo diálogo com as lideranças não radicais e democratas do bolsonarismo. “É absolutamente necessário que cessem essas manifestações de ódio. E poderiam cessar se o atual presidente conversasse com o presidente eleito e aceitasse de forma republicana a sua derrota como acontece em todas as democracias”. Silva acrescentou que é tradição que os dois presidentes se encontrem e façam essa transição de forma pacífica. “Somos um país com muitas diversidades, de pessoas que pensam diferentes em seus grupos, mas isso nunca pode levar ao ódio. Temos esse compromisso e precisamos restabelecer a normalidade democrática deste país”, concluiu.

DEFESA CONFIRMA URNAS
O Ministério da Defesa enviou dia 09/11, o seu relatório ao TSE confirmando o resultado da eleição e de que não houve fraude. No entanto, pediu especial atenção ao Tribunal, investigar e garantir ao futuro mais segurança em duas questões: 1 – O acesso à rede durante a “compilação do código-fonte e consequente geração dos programas – os códigos binários – pode configurar risco à segurança do processo”; 2 – “Os testes de funcionalidade, realizados por meio do teste de integridade e do projeto-piloto com biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento de um eventual código malicioso”.

CONTRARIANDO OAB E OUTROS
Ao levantar essas duas questões, a Defesa, contrariou todas as outras entidades que acompanharam as eleições, como a OAB, o TCU e a OEA, entre outras. A OEA declarou: “As eleições foram transparentes e as urnas eletrônicas do Brasil demonstraram mais uma vez a sua eficácia”. Conversei com um amigo do comando da campanha bolsonarista, ele me disse: “Esperamos confirmar ainda em caráter definitivo a ausência de fraude nas eleições e o molusco tomar posse”. Assim pensam os bolsonaristas com a possibilidade de darem a volta por cima. Talvez agora com o relatório do Ministério da Defesa, Bolsonaro reconheça a vitória de Lula e a transição conquiste um ar mais tranquilo! Vamos esperar!

CONTAS: PEDIDO DE VISTA
E continua a novela das contas do prefeito Edinho Silva de 2017/2018. Como havíamos noticiado na última Seção, o líder do prefeito Paulo Landim (PT) pediu vista por dez dias na abertura dos trabalhos com votação de 10 a favor e sete contra. Rafael de Angeli (PSDB), da oposição, tomou a palavra e disse que temia uma representação do MP pelos adiamentos, citando cidades do país que pelo mesmo motivo os vereadores foram acusados de improbidade administrativa. O presidente Aluisio Boi garantiu que isso não será possível, pois todas as manobras até então feitas constam do regimento interno da Casa. Foram dois pedidos de adiamentos, uma vista e é possível pedir mais uma de outros dez dias.

NÃO ESTARÁ INELEGÍVEL
Mesmo que as contas sejam rejeitadas – só no ano que vem, porque os prazos terminam no início do recesso parlamentar – Ainda assim, me garantiram juristas e vereadores, Edinho Silva não ficaria inelegível e poderia sim assumir tranquilamente um Ministério. Com as contas rejeitadas, teria que se abrir um processo na Justiça comum que correria por tempos. E havia que se provar nesse processo que o prefeito teria cometido crime. E isso o próprio TCE já garantiu que não houve! Trata-se apenas de questões técnicas, “perfeitamente sanáveis”, de acordo apuramos. O ex-candidato a deputado federal Coronel Prado falou da tribuna da Câmara que “Não houve crime, não houve dolo ao patrimônio público”. Fomos informados ainda que os ânimos baixaram e as conversas andam. Quem, em sã consciência, gostaria de se contrapor ao poderoso futuro ministro da Casa Civil da República?

NOTA DA PREFEITURA
A Assessoria do prefeito Edinho nos enviou a seguinte nota: “A Prefeitura de Araraquara reforça que, apesar das dificuldades financeiras que enfrenta, sempre agiu com rigor na gestão das contas públicas, com lisura, prezando pela transparência e pela legalidade nos atos da gestão. Isso foi demonstrado em Plenário aos vereadores durante o processo de defesa do município. Não há qualquer indício de má utilização de recursos públicos, conforme comprovado pelo próprio relator do TCE. É notório o esforço da Prefeitura em reduzir o déficit orçamentário e financeiro, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil, sobretudo nos municípios. Esse, inclusive, é a principal apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, sobressalta-se os valores investidos a mais que a Constituição prevê em saúde”. Obrigado e anotado. É isso!