Home Agronegócio

Elas chegando na construção civil: curso de pedreiro tem 40% de mulheres

O curso para capacitação de pedreiros não está mais só para os homens; as mulheres chegam com força total e representam 40% das vagas de um programa de formação profissional criado pelo Senar e o Sindicato Rural de Araraquara.

417
A instrutora Giselle Roxo com seus alunos e alunas

Realizado em quatro módulos de quatro aulas mensais, o curso para Formação de Pedreiros, instituído pelo Senar SP tem sido um dos mais requisitados na atualidade. Em Araraquara não tem sido diferente e dar capacitação profissional a esses interessados, segundo o coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas, é extremamente importante, pois na sua opinião – qual casa vez ou outra não precisa de alguns reparos.

Em parceria com o Sindicato Rural de Araraquara o Senar SP já realizou três módulos; o último deles aconteceu nos dias 22, 23, 28 e 29 tendo como local um dos espaços do Sítio São Francisco, no Horto de Bueno de Andrade, conta a instrutora Giselle Roxo que está plenamente envolvida no ensinamento. A principio, é muito estranho se ter uma mulher a dirigir uma atividade normalmente voltada para os homens, comenta a instrutora.

Aula prática para construção do baldrame

Mas, no caso do curso que vem ocorrendo no horto de Bueno é importante lembrar que pelo menos 40% do público participante são mulheres: “De uma forma geral, as mulheres são muito comprometidas e preocupadas com o trabalho que desempenham. Não falo de competência, porque acredito que tanto homem como mulher consegue desempenhar os mesmos papéis”, argumenta.

Segundo ela, a convivência dentro do grupo é normal. “Não tenho dificuldades com isso, pelo contrário eles gostam, e as mulheres se sentem mais a vontade em participar”, justifica Giselle, lembrando um detalhe interessante: “Hoje em dia não é mais uma novidade; se pensarmos em 10 anos atrás sim, tínhamos apenas uma instrutora na área,  hoje contamos com 5 no Estado de São Paulo, desempenhando a mesma função até mesmo com notoriedade”.

Fases da construção

Já o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, entende que a formação de pedreiros dentro de uma propriedade rural é de grande importância: “No meio rural, essa necessidade é ainda maior, pois galpões, granjas, estufas, exigem manutenção contínua dos proprietários, que na falta de uma equipe precisam estar prontos para realizar ajustes e melhorias em diversas estruturas das construções. Por isso, o SENAR – SP oferece o Curso de Pedreiro em diferentes Sindicatos Rurais, podendo participar tanto os homens quanto as mulheres”.

Os organizadores lembram as divisões dos módulos, destacando que o primeiro trata da locação da obra, o segundo de fundações e alicerces, o terceiro aborda paredes e lajes e o quarto e último mostra técnicas de colocação de pisos e revestimentos em geral. No final cada participante receberá o seu certificado através do Senar, devidamente reconhecido pelo Ministério do Trabalho tendo abrangência nacional. “Quando se tem um certificado na mão, as chances são maiores no mercado da construção civil,  passando mais seriedade e experiência de forma correta”, admite a instrutora Giselle Roxo.