Home Cidade

Em 48 horas, CGM tira de circulação duas quadrilhas que furtavam peças de bronze no Cemitério São Bento

Bandidos foram presos e com eles a Polícia Civil busca verificar se são membros de uma mesma quadrilha, ou então, grupos diferentes que vinham agindo regularmente no furto de peças de bronze.

81
Objetos apreendidos com os ladrões de uma das quadrilhas que agiam no cemitério

A Guarda Civil Municipal de Araraquara celebra o desmantelamento, em menos de 48 horas, de duas quadrilhas que estavam subtraindo placas, vasos, crucifixos e imagens de bronze em sepulturas no Cemitério São Bento, localizado na área central de Araraquara.

A ação da CGM teve início na madrugada desta segunda-feira (20), com a detenção de um indivíduo de 44 anos. Conforme o registro elaborado no plantão policial, ele foi surpreendido em flagrante pela CGM, enquanto furtava as placas dentro do cemitério. Para comete o crime, ele estava munido de uma faca e um saco plástico, já contendo 13 placas em seu interior.

Entretanto, o homem não desejou assumir a responsabilidade sozinho e mencionou que estava entregando os itens à uma mulher de 48 anos, a qual supostamente seria a receptadora, mantendo uma empresa de coleta de materiais recicláveis para negociar os objetos. Os guardas civis, por meio do detido, descobriram que a mulher também era a proprietária de uma Kombi, geralmente utilizada para o transporte da mercadoria subtraída do cemitério.

De fato, os agentes da CGM – com base na placa do veículo – conseguiram localizar o endereço da receptadora; em frente à sua residência, estava o veículo estacionado com pelo menos três placas de bronze. Na casa, foram encontradas outras placas, fios de eletricidade e uma certa quantidade de crack, que foi encaminhada para análise.

Quadrilha do Cemitério organizada com carro e moto para o transporte das peças

O segundo caso de furto ocorreu na madrugada desta terça-feira (21), resultando na prisão de mais três indivíduos envolvidos. O primeiro deles, que ainda não havia entrado no Cemitério São Bento, ao perceber a presença dos guardas civis, saiu correndo, mas foi apreendido logo em seguida.

Ele também não conseguiu se conter – vocês me prenderam, mas dentro do cemitério há mais dois. Rapidamente, eles foram capturados e confessaram que os itens furtados seriam transportados em um veículo que os aguardava, estacionado na área do São Bento. Após fornecerem as características do automóvel, a equipe de agentes iniciou a busca, encontrando e apreendendo o veículo.

No plantão policial, os ladrões foram detidos e se encontram à disposição da Justiça.