Home Cidade

Em Araraquara, 267 detentos devem voltar após “saidinha” que começou dia 23

Segundo os dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) cerca de 29 mil presos receberam o benefício em março de 2025. Aproximadamente mil não retornaram.

80
Penitenciária de Araraquara

Cerca de 30 mil presos foram beneficiados pela saída temporária em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A medida entrou em vigor no dia 23 de dezembro e terminará às 18h do dia 5 de janeiro de 2026.

Em Araraquara foi autorizada a saída temporária de 267 reeducandos do regime semiaberto que encerra o ciclo de “saidinhas” na temporada de 2025. Os detentos que ganharam liberdade provisória estão no cumprimento de pena no presídio de Araraquara e nos Centros de Ressocialização masculino e feminino em nossa cidade.

O órgão aponta em nota que a concessão do benefício é uma determinação da Justiça, seguindo o que preceitua a Lei de Execução Penal e normas do Estado de São Paulo. Após esta saída de fim de ano, a próxima está prevista para março, seguindo o calendário regular do Judiciário paulista.

Entre as regras para a saída temporária, a SAP determinou que as unidades prisionais enviassem uma lista alfabética dos presos aptos ao benefício, concedido individualmente pelos juízes de cada caso. O decreto também estabeleceu que os condenados que já usufruíram da saidinha no ano anterior, sem registros de faltas ou impedimentos legais, tivessem o benefício prorrogado automaticamente.

A saída temporária é concedida ao menos quatro vezes por ano. Segundo os dados da Secretaria da Administração Penitenciária cerca de 29 mil presos receberam o benefício em março de 2025. Aproximadamente mil não retornaram, 39 foram recapturados e 33 presos por outros crimes.

Em junho, cerca de 970 presos não retornaram após o fim da saidinha. 135 foram recapturados e 30 presos por novos crimes, desta a SAP em seus relatórios.