Home Cidade

Em Araraquara, 59 pessoas estão de quarentena por conta da Covid

Números fazem parte do relatório semanal da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira. Não houve mortes nesta semana por causa da doença.

84
Atendimento Covid, mediante prescrição médica, é feito na UPA da Vila Xavier, UPA Central e UPA Valle Verde

Araraquara registrou, entre o período de 4 a 10 de novembro, mais 97 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 8,4% de um total de 1.145 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 18%.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 455 testes em sintomáticos, dos quais 74 foram positivados, e 633 testes em assintomáticos, com 4 positivados.

Portanto, Araraquara soma 90.596 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 59 permanecem em quarentena e 89.807 já saíram.

Hoje, dia 11 de novembro, 2 pacientes confirmados, residentes em Araraquara, estão internados em enfermaria, na Santa Casa e no Heab.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 5% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.

O município registrou, até o momento, 730 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nesta última semana.

O Comitê de Contingência do Coronavírus mantém as análises diárias da situação epidemiológica do município, enquanto acompanha atentamente a evolução da nova cepa BQ.1, que é derivada da variante Ômicron, e tem provocado o aumento do número de casos em todo o País.

A exemplo do que já foi feito em outros momentos da pandemia, quando houve identificação de novas variantes, a Secretaria Municipal de Saúde estará iniciando nos próximos dias o sequenciamento genético de casos confirmados, através de parceria com a Unesp de Araraquara, para identificar quais os vírus que estão circulando neste momento no município.

Lembrando que, apesar da não obrigatoriedade do uso de máscaras, está mantida a recomendação dessa proteção, principalmente no transporte público e em unidades de saúde.

E é muito importante que as pessoas com doses em atraso – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses – assim como os pais ou responsáveis pelas crianças de 3 a 11 anos, procurem durante a semana as unidades de saúde para atualizar o esquema vacinal. Essa medida é fundamental para evitar as formas mais graves da doença.

Durante a semana, a 4ª dose nas pessoas com 18 anos ou mais e o atendimento da faixa de 12 a 17 anos estão sendo feitos em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, também de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

E ainda na unidade do Sesa continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Já no caso do público infantil, de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que o atendimento Covid, com consultas e testagens, mediante prescrição médica, é feito na UPA da Vila Xavier, UPA Central e UPA Valle Verde. As Upas atendem 24 horas por dia.