Após três anos sem a caracterização de uma datas mais importantes da religião católica que é a Semana Santa, agregando-se a ela a sexta-feira, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa, a Encenação da Paixão de Cristo voltou a acontecer em Araraquara através de um grupo de trabalho da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Xavier.
Acompanhado por um público estimado em duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, o espetáculo teve momentos de muita emoção. Para sua realização foi necessário o envolvimento de 150 pessoas, comentou um dos organizadores. Para o público, foi um espetáculo inesquecível simbolizando a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
No ano 33, Jesus foi morto e crucificado pelo Império Romano. Na encenação guardas romanos colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus carregou a cruz e pouco depois foi crucificado. Este momento de sofrimento levou algumas pessoas que assistiam às lágrimas, principalmente quando a mãe abraça o filho em tom de despedida.
Realizada em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida a encenação voltou ao seu antigo lugar após um período organização no Estádio da Fonte Luminosa. O retorno foi elogiado pelo público pois, os próprios assistentes disseram que – a proximidade do evento, o torna ainda mais original.
A história pontuada por muita dor e reflexão teve a mesa com os apóstolos revivendo a Santa Ceia e mais tarde a ressurreição anunciando a Páscoa como partes emocionantes de compreensão ao que Jesus fez pela humanidade.