Home Cidade

Em Araraquara a pandemia leva 868 pessoas a buscar apoio psicológico em serviço público

Números fazem parte de relatório elaborado pelo município que disponibiliza este atendimento através do telefone

45
Em situações mais graves encaminhamento é feito para atendimento mais complexo

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira (11) para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, o órgão divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. É neste boletim que a prefeitura destaca a grande procura por auxílio psicológico neste período.

Segundo os especialistas – lidar há mais de um ano com as dificuldades que a pandemia impõe, como a distância dos amigos e da família, o medo, as incertezas econômicas, a impossibilidade de fazer e realizar planos e a dor de enfrentar, todos os dias, a realidade de milhares de mortes, acaba causando traumas nas pessoas.

É neste telefonema solidário que entra a terapia, uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a cuidar da saúde mental e a lidar com este período de maneira um pouco mais leve.

O objetivo do serviço é oferecer escuta qualificada e, se necessário, encaminhamento do paciente para acompanhamento nos serviços especializados ou para as equipes de saúde do município.

O boletim desta terça-feira aponta que 868 pessoas já buscaram ajuda via-telefone; para quem trabalha na área de atendimento tem caso que já se resolve com o plantão psicológico, mas outros são encaminhados para atendimentos mais complexos.

VEJA OUTROS ATENDIMENTOS

  – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 94.355

 – Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.714

 – Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado: 570

 – Atendimentos pelo Disque-Saúde: 22.424 ligações

 – Exames realizados junto à Unesp: 108.572

 – Exames realizados junto à Uniara: 44.442

 – Unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio, farmácias, particulares e antígenos da UPA: 88.029

 VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com a vacinação das pessoas com 24 anos ou mais e aplicação de segunda dose. Amanhã, quinta, será a vez dos 23 anos ou mais; na sexta, 22 anos ou mais e na segunda-feira, dia 16, começarão a ser vacinadas as pessoas com 21 anos ou mais.

As pessoas que fazem parte dessas faixas prioritárias poderão se imunizar em qualquer um dos 9 polos de vacinação instalados no CMSC Vila Xavier, Iedda, UPA Vale Verde, Sesa, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, no drive-thru do Sesc e também do Cear. Elas devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/

As informações detalhadas sobre os polos de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira, horários e público-alvo de cada um deles são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Araraquara já aplicou, até o momento, 226.537 doses, sendo 158.919 da primeira dose, 61.676 da segunda dose e 5.942 de dose única.