Home Destaques

Em Araraquara, elas querem disputar a Prefeitura Municipal em 2024

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua apimentada coluna Os Bastidores aos domingos no RCIA. Nesta edição ele fala que o pré-lançamento de Eliana Honain ocorreu não tão discreto assim em Plenária do PT realizada no último sábado (16/09). Eliana é pré-lançada dias depois da movimentação do PSDB cogitar Edna Martins, como sua esperança municipal.

53
Perfis diferenciados de Eliana Honain e Edna Martins que sonham com o Executivo

VIVAM OS INDÍGENAS
Enfim o marco temporal das terras indígenas – pelo qual os indígenas só teriam direito à terra se estivessem nela ou já a reivindicassem até 5 de outubro de 1988 – está morto, até que o Senado Federal não tenha a cara de pau de ressuscitá-lo como fez a Câmara dos Deputados, numa tentativa de se antecipar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter a lei de pé, defendida por ruralistas e a direita. E vivam os cerca de 1.693.535 indígenas brasileiros.

E VIVAS TAMBÉM AO STF
E vivas também à lucidez dos ministros do STF que se pautam em defesa à democracia e temas progressistas que influenciam a vida nas sociedades democráticas e a convivência humanitária do mais alto nível pelos direitos humanos em geral e das minorias. O placar de nove a dois contra o atraso e a injustiça, foi garantido pelo relator Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Favoráveis, os alinhados a Bolsonaro: Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

GOLPE TRAMADO
Não era novidade para ninguém que Jair Bolsonaro lutava por uma autocracia no Brasil, com ele na frente, desde o primeiro dia de governo. Agora, seu ex-ajudante-de-ordens, Mauro Cid, abre o bico e o coloca, não na trama, mas como o próprio condutor de um Golpe de Estado que anularia a eleição e o manteria no poder. Segundo Mauro Cid, em delação à Polícia Federal, o Alto Comando das Forças Armadas não embarcou e rejeitou a proposta golpista.

MARINHA APOIOU
Mauro Cid declarou que teria presenciado, primeiro a entrega pelo assessor Filipe Martins de uma minuta de golpe a Bolsonaro e depois viu o ex-presidente apresentá-la ao Alto Comando das Forças Armadas. A Marinha, pelo seu comandante, Almir Garnier, se colocou à disposição da aventura golpista, mas o Exército e a Aeronáutica se colocaram contra, matando no ninho os sonhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de continuar no poder pela via das armas!

DECLARAÇÕES CONFIRMAM
Para obter peso jurídico, as declarações de Mauro Cid, precisariam de provas concretas sob pena de serem anuladas, mas as provas de que o ex-ajudante diz a verdade, estão confirmadas em declarações do próprio Jair Bolsonaro a seus apoiadores (30/12), após a derrota, de que teria procurado uma “saída para isso daí”, mas não conseguiu. E continuou: “Você tem que ter apoios”, justificou (como se tivesse se referindo ao Alto Comando que lhe negou o apoio).

“GOLPE SEM CLIMA”
Por fim, Mauro Cid acabou de livrar a cara e a honra do Exército e também da Aeronáutica nas tramas de golpe após as eleições (embora generais e coronéis da reserva e alguns alucinados da ativa estivessem envolvidos até o pescoço no imbróglio). Outras provas são as declarações vasadas do comandante do Exército à subordinados, general Tomás Paiva: “Infelizmente não ganhou quem nós queríamos. Mas pergunto a você: havia clima para golpe, não havia! Seria um caos e muita gente morreria! O mundo viria para cima de nós e a economia não resistiria”.

A LARGADA FOI DADA
Após a Convenção que elegeu o Diretório Municipal do PSDB de Araraquara e o lançamento da pré-candidatura a prefeita da ex-coordenadora de Política para Mulheres do Governo de São Paulo e presidente da agremiação local, Edna Martins (PSDB), em manchete do jornal O Imparcial, o PT da cidade apressou-se em lançar a pré-candidatura de Eliana Honain (PT), em Plenária, no dia16/09, enquanto Cláudio Lapena vai em busca do apoio do PL de Jair Bolsonaro.

CINCO PRÉ-CANDIDATOS
Os três candidatos Eliana Honain (PT), Edna Martins (PSDB) e Cláudio Lapena (Patriota), estariam empatados em duas pesquisas realizadas até agora pelo PT e pela Assessoria da Edna, com a diferença de um ou dois pontos entre eles. Espera-se a realização de pesquisa do Instituto DataPress para tirar a prova dos nove se estão mesmo empatados. Além desses três mais fortes, mais dois candidatos correm por fora: Pedro Lia Tedde e Coronel Adalberto.

PLENÁRIA E LANÇAMENTO
O pré-lançamento de Eliana Honain ocorreu não tão discreto assim em Plenária do PT realizada no último sábado (16/09) que contou com apoio maciço da militância, do prefeito Edinho Silva e de partidos aliados que devem embarcar na candidatura da secretária da Saúde, como MDB, PC do B, Rede Sustentabilidade e PV. Edinho Silva elogiou a preferida, agradecendo os trabalhos realizados por ela durante a pandemia e os lockdows que a cidade viveu em 2021.

APOIO MACIÇO
O PT deu uma demonstração de força e união no lançamento da pré-candidatura de Eliana e contou com as presenças ainda do ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB) e seu indicado na chapa vereador Aluisio Boi (MDB), de Guilherme Bianco (PC do B), vice-prefeito Damiano Neto (Prog), do ex-vereador Galo (PV) e das deputadas estaduais Márcia Lia e Thainara Faria. Em seu discurso Eliana disse: “Estou disposta, me coloco à disposição para trabalhar pela cidade”.

MOTE DE CAMPANHA
Edinho Silva e PT contam como principal mote de campanha à Eliana seu trabalho de condução da Pandemia de Covid-19 e dos lockdows que se seguiram em 2021. É pouco para uma campanha contar com trabalho passado até porque a maioria da população parece ter esquecido do que ocorreu durante três anos, embora a população tenha apoiado os lockdows. Pesquisa DataPress (15-05-2022), trouxe apoio de 53% da população às medidas locais.

714 MORRERAM
Lembrem-se que Araraquara foi uma das cidades mais acossadas pela Epidemia de Covid e ganhou notoriedade ao decretar o primeiro lock-dow do país, atraindo a fúria de Bolsonaro que era contra defender o povo. A cidade registrou até agora 86.026 casos da doença com a morte de 714 pessoas, desde a primeira em março de 2020. É certo que nem todos esses casos eram da cidade, pois aqui se internaram gente até de outros estados, mas foi um recorde!

TRÁFICO DE INFLUÊNCIA
Pelo menos dessa o prefeito Edinho Silva se livrou ao descobrir em tempo que seu sobrinho Ícaro Silva teria praticado tráfico de influência para obter ganhos financeiros na venda do clube Palmeirinha a um comprador. A própria Prefeitura anulou a licitação e o denunciou à Polícia. O Ministério Público, pelo promotor Herivelto Almeida, acompanha o caso e promoveu uma operação de apreensão e buscas em vários endereços da cidade de computadores e celulares.