Home Cidade

Em Araraquara, homem é multado por manter em casa, aranha que come pássaros

Chamam-na de "comedora de pássaros" porque ela realmente é capaz de abater e devorar um pássaro, além de pequenos roedores, répteis e anfíbios. Chega até 30 cm sua massa corporal. Ela vive em um terrario. Multa foi de R$ 500.

421
Aranha que morador cria em seu terrario: ele anunciou a venda da aranha nas redes sociais

Em atendimento de denúncia recebida, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Araraquara foi até a residência de W.A.S., afim de verificar se de fato ele mantinha uma Aranha Golias em cativeiro, sendo que o denunciante enviou comprovação de exposição da venda do animal em rede social.

“No local,  fomos recepcionados pelo morador, onde, após identificá-lo, autorizou e acompanhou a vistoria, sendo localizada uma Aranha Golias em um terrario, sem qualquer comprovação de origem ou documentação”, destacou o Policial Militar do Meio Ambiente.

Indagado, o morador confessou que pretendia vender a aranha pois não tinha mais interesse em possuí-la, o que levou os policiais a elaborarem um boletim de ocorrência, já que estava configurada a irregularidade.

Foi lavrado o auto de infração ambiental, conforme artigo 25, parágrafo 3°, inciso III da Resolução SIMA 05/21, com multa simples no valor de R$ 500,00, por expor a venda, animal da fauna silvestre nativa. Embora autuado ele segue com a Aranha pois tornou-se fiel depositário.

Penalmente, o infrator incorreu no artigo 29, parágrafo 1°, inciso III da Lei n° 9.605/98.

A ARARAQUARA GOLIAS

A aranha-golias-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias ou tarântula-golias, é uma espécie de tarântula (ou caranguejeira) da família dos Infernais Venenosos. A aranha é considerada o maior do mundo, em massa corporal.

Chamam-na de “comedora de pássaros” porque ela realmente é capaz de abater e devorar um pássaro, além de pequenos roedores, répteis e anfíbios. Ataca ainda vertebrados adultos e o seu tamanho pode chegar até 30 cm.

Sua picada, embora seu veneno não seja muito prejudicial aos seres humanos, é capaz de provocar náuseas, transpiração excessiva e bastante dor local, uma vez que suas quelíceras podem chegar a 3 cm de comprimento, capazes de perfurar a pele humana com muita facilidade. Por outro lado, a ação do veneno quando injetado em suas presas é mortal, pois atinge o sistema nervoso central das mesmas, paralisando-as.