Home Agronegócio

Em assembleia neste sábado a Credicentro apresentou seu Plano Safra 2023

Programa de liberação de recursos destinados ao agricultor implica em liberação de Linhas de Crédito diferenciadas, envolvendo custeio, investimentos, aquisição de máquinas e implementos e inovações tecnológicas. A cooperativa criou uma forma mais objetiva para auxiliar financeiramente o produtor no campo.

87
Luís Henrique Scabello de Oliveira (presidente) e Francisco Malta Cardozo (diretor operacional) da Credicentro, durante lançamento do Plano Safra da cooperativa

A Credicentro, uma cooperativa voltada para atender os cooperados que atuam no agronegócio, fez neste sábado (15), o lançamento do seu Plano Safra Credicentro 2023/2024, apresentando linhas de crédito diferenciadas, adequadas ao momento de retomada da nossa economia.

O evento se deu no salão de festas da Canasol, organizado pela própria Credicentro que teve sua nova diretoria eleita recentemente e, claramente interessada em cumprir seu papel de cooperativa agrícola através de uma sociedade de plantadores e fornecedores de cana.

De fato, disse um cooperado, na atualidade temos três motivos básicos pelos quais os agricultores se unem às cooperativas como o acesso facilitado aos mercados e suprimentos; diminuição de riscos; e sistema de gestão mais justo. “Temos que reconhecer que a diretoria cumpre sua missão, buscando essa proximidade com o produtor e oferecendo a oportunidade de todos juntos se unirem em torno de alguns objetivos, o principal deles, a disponibilidade de crédito mais facilitado”, completou.

Basicamente, a cooperativa agrícola é uma sociedade de agricultores que tem como objetivo dividir igualmente os lucros e as responsabilidades que estão por trás do cultivo e da exportação de grãos, por exemplo.

O presidente da Credicentro, engenheiro agrônomo Luís Henrique Scabello de Oliveira na assembleia deste sábado, ressaltou que a importância da cooperativa financeira está no fato do produtor ter essa associação que busca ajudar no processo de produção, contribuindo para o crescimento do negócio –, como principal pilar. Mas não é só isso.

O Plano Safra anunciado pela cooperativa prevê linhas de crédito que vão além do custeio e investimentos na lavoura, como disponibilidade de recursos para aquisição de máquinas e implementos e inovações tecnológicas, disse o presidente, entusiasmado com o apoio que vem recebendo do quadro associativo.

O diretor operacional da Credicentro, Francisco Malta Cardoso na assembleia fez questão de anunciar que – a cooperativa dentro do Plano Safra 2023 apresenta taxas subsidiadas com pré-análise desburocratizada e possibilidade de financiamento em até 100% do orçamento.

Rodrigo Almeida, gerente da Credicentro, falando do Plano Safra da cooperativa

Toda parte técnica da operacionalização dos recursos provenientes do Plano Safra foi apresentada pelo gerente da cooperativa Rodrigo Almeida através de gráficos e textos interpretativos sobre a participação da Credicentro dentro do programa que pode vir por meio das linhas de financiamento próprias para o setor agropecuário ocorrendo de forma direta ou, principalmente, indireta.

Todos os recursos oferecidos pela Cooperativa são próprios, não havendo qualquer repasse de recursos via BNDES e do Tesouro Nacional, argumenta Luís Henrique. “Apesar disso, conseguimos praticar taxas muito competitivas porque constituímos um Fundo para a equalização dos juros. É uma ideia inédita que tem despertado o interesse de outras Cooperativas de Crédito para atendimento da classe produtora rural”, continua.

A Credicentro está assim organizada com uma diretoria que tem mandato até 2026.

Luís Henrique Scabello de Oliveira
Diretor Presidente

Tatiana Caiano Teixeira Campos Leite
Diretora Administrativa

Francisco Malta Cardozo
Diretor Operacional

Fabiana Mendes Borges
Conselheira Vogal

Jorge Luiz Piquera Lozano
Conselheiro Vogal

Vitório Dirceu de Souza
Conselheiro Vogal

Conselho Fiscal Efetivo

Agostinho Tadeu de Figueiredo Monteiro
Jaber Muhammad Uthman
João Luis Scotton

Conselho Fiscal Suplente – Mandato até A.G.O. 2026
Fernando José Fernandes de Oliveira

CREDICENTRO / FOTOS ASSEMBLEIA