
O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP deverão formar em junho próximo mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz, envolvendo futuros mecânicos em manutenção de máquinas agrícolas, organizado em parceria com a Cambuy Agrícola, em Matão, pouco mais de 20 km de distância de Araraquara. Estão sendo atendidos 15 jovens com idade entre 18 e 22 anos. A carga horária é de 4 horas/dia, totalizando 960 horas, com aulas teóricas e práticas, até janeiro.
O coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas, explica que o programa foi implantado em junho do ano passado, durante o período da pandemia, mas todos os cuidados sanitários foram tomados, obedecendo as normas estabelecidas pela Vigilância. “Graças a Deus não tivemos nenhuma intercorrência”, argumenta o coordenador, o que demonstra a compreensão e o comprometimento de todas as pessoas envolvidas no processo.
A realização do curso também exigiu a montagem de uma estrutura técnica e ações de logística, pois neste período aconteceram aulas teóricas e práticas em ambientes aberto e fechado, exatamente como a grade do curso requer. Houve o grande empenho da Fazenda Cambuy para que, até aqui, tudo transcorresse de maneira extremamente produtiva.
Durante 10 meses, os jovens receberam conhecimento sobre o funcionamento, manutenção e operacionalização de tratores e máquinas agrícolas. Inicialmente, eles contaram com orientações administrativas e de gestão corporativa, segurança no trabalho e saúde do trabalhador rural. “Esses são temas prioritários para o desenvolvimento da postura profissional do aluno”, pontuou o supervisor do programa Marcelo Xavier Benedette.
Na segunda etapa, os profissionais ainda aprendem técnicas de operação de tratores e realização da manutenção preventiva e preditiva; reconhecimento dos modelos de tratores e seus desempenhos operacionais; procedimentos de segurança na operação e manutenção de tratores, entre outros.
No total foi cumprida até agora uma carga de 804 horas, desde a elaboração do último relatório ocorrida ainda em janeiro. “Além de aprender uma função bem técnica e permitir que o aprendiz encare a atividade como seu primeiro emprego o curso representa a abertura de portas em uma valorosa carreira”, disse Marcelo, no fechamento do relatório.
Na verdade, segundo o supervisor os cursos são ferramentas de facilitação para que os aprendizes entrem no mercado de trabalho. “O programa existe desde 2012 e veio para facilitar o acesso dos jovens no mercado de trabalho”, completa.
Até junho serão 1.596 horas/aula e 264 dias de aprendizado, o que representa para o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas um orgulho pois a entidade em parceria com o Senar segue seu objetivo de aperfeiçoar os profissionais do campo ou então permitir que os jovens aprendizes se tornem mecânicos do mais alto nível.