Home Cidade

Em meio as críticas pela falta de remédios no NGA-3, Saúde diz aos diabéticos que a insulina ‘já chegou’

Com uma nota sucinta a Prefeitura de Araraquara agradeceu a compreensão dos pacientes diabéticos e que a distribuição será feita nesta quarta-feira.

110
Medicamento ainda passa por cadastramento e começa ser distribuído nesta quarta

Após a anunciada falta de medicamentos no NGA-3, um deles, a Insulina Glargina 3ml, causando temor aos pacientes, a Prefeitura de Araraquara afirmou que o remédio chegou e passa pelo processo de cadastramento. A informação veio através de uma nota que busca justificar a morosidade na entrega do remédio a quem necessita.

A Secretaria Municipal de Saúde em sua nota revela que o medicamento “já chegou”, visando amenizar as críticas feitas pelos pacientes. “Já chegou?”, pergunta que uma das pessoas necessitadas recebeu e procurou não tecer críticas, entendendo que há uma dose de sarcasmo: “Estão zombando da gente”, concluiu.

A secretaria salienta ainda que “o produto está passando pelo processo de cadastramento no sistema para liberação e controle de estoque, etapa necessária antes do início da distribuição aos pacientes.”

Quanto a disponibilidade do medicamente, segue a nota, a previsão é de que o medicamento esteja disponível para retirada nas unidades de saúde a partir desta quarta-feira (1º).

A Secretaria agradece a compreensão da população e reforça seu compromisso com a regularização do fornecimento de medicamentos essenciais.

A diabetes, diz especialista, é uma doença crônica na qual os níveis de glicose (açúcar) no sangue ficam muito altos, devido à produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou à incapacidade do corpo de utilizá-la adequadamente. A glicose é a principal fonte de energia do corpo, e a insulina é o hormônio que a ajuda a entrar nas células para ser usada como energia. Sem insulina, a glicose se acumula no sangue, causando o aumento da glicemia (hiperglicemia), o que pode levar a sérios danos nos olhos, rins, nervos e coração.