Home Cidade

Em noite emocionante, Eliana Honain recebe o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Secretária da Saúde foi homenageada em reconhecimento à sua dedicação na área da saúde, à sua condução no enfrentamento da Covid-19 e como defensora do SUS

125
Um dos momentos importantes na vida de Eliana Honain e seus familiares

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, foi homenageada na noite de sexta-feira (31), na Câmara Municipal, com a entrega do Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”, com o plenário lotado de amigos, familiares, vereadores, secretário e coordenadores municipais e demais autoridades.

Instituído em 2011 por iniciativa da então vereadora e atual deputada estadual Márcia Lia (PT), a solenidade do prêmio ocorre no Mês da Mulher, em homenagem ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e presta homenagem às mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania. A homenageada é escolhida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara a partir de indicações apresentadas por vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil, que tenham compromisso com a luta em defesa dos direitos das mulheres.

Eliana Honain foi homenageada em reconhecimento por sua dedicação na área da saúde e como defensora do Sistema Único de Saúde (SUS). Servidora de carreira em Araraquara há mais de 30 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde desde 2017; enfrentou uma das piores epidemias de dengue da cidade e também, em 2020, esteve à frente no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), tornando Araraquara uma referência nacional no combate à doença.

Esta é a 10ª edição do Prêmio Heleieth Saffioti – Mulher Destaque, cuja solenidade deveria ter ocorrido em 2021, mas não foi realizada na época devido às restrições da pandemia de Covid-19.

Estavam na mesa de autoridades, além da homenageada, o prefeito Edinho, o Presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), a deputada estadual Marcia Lia (PT), o ex-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Massafera e Néia Castagini, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Todos enalteceram a pessoa e o profissionalismo de Eliana Honain em declarações que emocionaram a homenageada da noite.

“Essa homenagem é carregada de simbologia, porque não é só mais um reconhecimento. Quero dar os parabéns à Câmara. Eliana é uma guerreira incansável e sempre esteve ao lado do povo araraquarense. Em um momento tão difícil como o que vivemos com a pandemia de Covid, ela se mostrou uma verdadeira líder, dando exemplo de coragem, comprometimento e humanidade. Nós, cidadãos de Araraquara, temos a sorte de contar com uma profissional tão competente e dedicada na área da saúde. Acima de tudo uma defensora do SUS e que enxerga a saúde como um direto universal de todos. Estendo essa homenagem a todos os gestores e funcionários da saúde de Araraquara, que sob a liderança da Eliana, nos ajudaram a vencer o momento mais difícil da história recente da humanidade. Parabéns, Eliana. Você é uma inspiração para todos nós”, declarou o prefeito Edinho.

A homenageada encerrou a cerimônia. Muito emocionada, Eliana Honain agradeceu os presentes, mencionou seus familiares que acompanhavam a entrega do prêmio, entre eles o marido Eduardo Honain, os filhos, o genro, a nora e o neto Leonardo, cumprimentou as autoridades e os amigos destacando a sua equipe da saúde, com quem simbolicamente dividiu o prêmio, além de profissionais que trabalharam com ela ao longo de sua carreira. Também lembrou um pouco da história de Heleieth Saffioti, a quem se referiu como uma mulher à frente do seu tempo, reconhecida mundialmente.

“Recebi esse prêmio em nome de todos os profissionais da saúde. Quis Deus que fosse secretária da saúde num momento tão difícil e quis Deus que tivéssemos neste momento um prefeito como o Edinho, a quem agradeço muito, porque não estaria aqui e não seria a gestora que sou se não fosse o Edinho. Eu sou aquilo que você ajudou a construir “, disse ela, se dirigindo ao prefeito, na mesa de autoridades. “E eu preciso dizer aqui também que, enquanto eu tiver forças e energias, vou defender o Sistema Único de Saúde. Eu só sou feliz no SUS”, completou

Encerrando, ela enalteceu a parceria com o marido Eduardo Honain. “Não seria nada se não fosse seu apoio, se não tivesse com quem dividir meus problemas. Com você divido esse prêmio. A você todos os meus pensamentos, minhas palavras e meu coração”, finalizou Eliana Honain, muito aplaudida.

ELIANA SERÁ ETERNAMENTE LEMBRADA