Home Destaques

Em reunião ministerial de Lula, Barbieri é convidado a entrar no time do presidente

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA; nesta edição ele fala do convite de Lula ao ex-deputado e ex-prefeito Marcelo Barbieri para voltar parte do time. Ele já foi Assessor Especial da Casa Civil, no primeiro Governo Lula.

119
Reunião Ministerial de quinta-feira em Brasília

BARBIERI NO TIME LULA?
Na segunda reunião ministerial de Luiz Inácio da Silva, na quinta-feira (15/06), o presidente se aproximou do ex-prefeito Marcelo Barbieri, liderança nacional do MDB, convocado para o evento, ajeitou a sua gravata e disse que gostaria de “vê-lo outra vez no time”, numa espécie de convite para que componha novamente a equipe de assessores junto ao Congresso Nacional, fortalecendo o time que negocia com o Legislativo, os interesses do Governo!

NO TIME EM 2003
Marcelo Barbieri assumiu dia 29 de abril de 2003 o cargo de Assessor Especial da Casa Civil, no primeiro Governo Lula (2003-2006) e era encarregado de atender deputados e senadores e de negociar os projetos de Lula 1, junto ao Congresso Nacional! Essa tarefa ele desempenhava bem, pois destacara-se como deputado federal desde o primeiro mandato (1991-1994) e foi reeleito mais três vezes, em 1994, em 1998, ficou suplente em 2002 e reassumiu em 2005!

“AFAGO DE CARINHO”
Marcelo Barbieri deixou a Casa Civil em 2005, quando como suplente, foi reempossado pela quarta vez como deputado federal até o fim do mandato, em 2006. Em 2008 elege-se pela primeira vez prefeito de Araraquara e como todos sabem, se reelege em 2012 para um segundo mandato como prefeito. Político de Araraquara disse à Seção que viu o gesto de Lula como “um afago de carinho que você faz ao seu cachorrinho e só. Não foi um convite”!

SITUAÇÃO CONFLITANTE
Analista e político da cidade, comentou em off, com a Seção Bastidores, que “a situação do ex-prefeito Marcelo Barbieri é meio conflitante porque o MDB, leia se Baleia Rossi, quer ele para reforçar a campanha do prefeito de São Paulo à reeleição, Ricardo Nunes”! E continuou: “Há ainda outra complicação que é a vontade dele, que nunca escondeu, de se candidatar a prefeito da cidade novamente”. Mas se foi um convite de Lula com certeza Barbieri aceitará!

ELEIÇÃO MUNICIPAL
A Frente Ampla anunciada por um forte grupo político de Araraquara para enfrentar a candidatura apoiada pelo prefeito Edinho Silva e o ex-prefeito Marcelo Barbieri – Eliana Honain-Aluisio Boi -, anunciada aqui nesta Seção, segundo o porta-voz, está balançando porque Barbieri estaria rompendo o acordo para ser ele próprio o candidato a prefeito. A Frente que inicialmente apoiaria Cláudio Lapena, titubeia em apoiar Edna Martins (PSDB).

MASSAFERA CANDIDATO?
Por outro lado, Edna Martins que se fortalecia muito com a desistência de Lapena e lidera pesquisa, pode nem ter a legenda do PSDB para ser candidata a prefeita de Araraquara, uma vez que a nova reestruturação da agremiação vai mexer com o quadro de suas lideranças nos municípios. Lideranças estaduais do partido defendem a candidatura de Roberto Massafera para concorrer à Prefeitura da cidade na eleição do próximo ano (2024), em vez de Edna.

BOLSONARO EM POLVOROSA
O ex-presidente Jair Bolsonaro está em polvorosa com o julgamento pelo TSE, no próximo dia 22, que poderá torná-lo inelegível. Declarou na quarta-feira (14/06), que está “preparado para buscar alternativas (no caso de ser condenado), mas não vou mudar à minha maneira de agir. Acredito em Deus! Neste país, a vida nossa não é fácil, mas tudo bem, a gente enfrenta esses obstáculos”, reforçou. Disse ainda que sabe “como é a política brasileira e a Justiça também”!

ROTEIRO DO GOLPE
Segundo a revista Veja desta semana, foi encontrado no celular do faz tudo de Jair Bolsonaro, Mauro Cid – que está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes – uma espécie de plano de golpe de Estado para reverter a eleição de Lula (PT), no ano passado. Também foram encontradas mensagens de um oficial das Forças Aramadas pedindo que Cid convença, o então presidente a “ordenar uma intervenção militar”, o que configuraria um golpe de Estado.

PODER MODERADOR
A mensagem no celular do tenente-coronel Mauro Cid está intitulada: “Forças Armadas como Poder Moderador”. A tese afirma que os “militares poderiam ser convocados pelo presidente para intervir num conflito entre os Poderes”. O texto diz: “teria ocorrido uma atuação abusiva do Judiciário” e também dos maiores “conglomerados de mídia brasileira” para influenciar o eleitor no pleito de 2022. Bolsonaro indicaria supostas irregularidades na eleição aos militares.

MAIS UM ESCÂNDALO
A Câmara dos Deputados aprovou na calada da noite, em 1h58m, sem nenhuma discussão, mais um projeto de lei em benefício próprio. A pressa foi tão grande que deputados apertaram o botão verde antes de terminar a sua leitura. Desta vez trata de punir o que chamam de “discriminação de pessoas expostas politicamente” (PEPs) em defesa de políticos, autoridades e seus parentes. É mais um escândalo que parece será barrado no Senado ou arquivado.

BUSCA DE BENESSES
É na calada da noite que esquerda e direita dão se as mãos e aprovam esses escândalos rápidos para ninguém saber. Em maio a Comissão de Constituição e Justiça levou 1h52 para dar aval a uma anistia aos partidos que cometeram crimes na eleição; em 2022, 43 minutos para aprovar lei que flexibiliza a entrada de políticos em estatais e 32 minutos para aumentar os salários da cúpula dos três Poderes. São os impulsos de autopreservação e das benesses!

OS COITADINHOS
Pessoas e empresas que estão sendo processadas por financiarem os atos golpistas de 8 de janeiro e estão com cerca de R$ 26 milhões bloqueados para ressarcir estragos ao patrimônio público, estão pedindo na Justiça o desbloqueio de bens e depósitos sob alegação de que não têm recursos para o pagamento de pensões e planos de saúde. Os alvos são 250 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato. Pensassem antes de financiarem golpe de Estado.

“BASÍLICA DE SÃO BENTO”
O prefeito Edinho Silva anunciou ontem que estava na missa de comemoração da elevação da Igreja Matriz de São Bento à categoria de “Basílica Menor de São Bento” por concessão do Vaticano. O papa Francisco reconheceu o valor histórico da 1ª Igreja construída no Sertão Paulista, fundou Araraquara e espalhou cidades aos Campos do Aracoara. A Igreja é anterior a própria Diocese, data de 1817, mas de fato é de 1805. Parabéns Araraquara e aos católicos!