Início Cidade

Emenda parlamentar garante mutirão de cirurgias de catarata

Cerca de 175 cirurgias eletivas serão feitas pelo SUS com recursos no valor de R$ 300 mil, destinados pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim por meio de articulação do vereador Edson Hel

33
O vereador Edson Hel (Cidadania) e o Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania)

O serviço público de oftalmologia de Araraquara deve iniciar um mutirão de cirurgias de catarata na próxima segunda-feira (29) para atender as pessoas que esperam na fila pelo procedimento eletivo por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. As cirurgias foram viabilizadas por emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil, articulada pelo vereador Edson Hel (Cidadania) junto ao Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania).

Os detalhes para a realização deste mutirão foram definidos em reunião ocorrida na sede da Secretaria Municipal da Saúde, com a secretária Eliana Honain, o vereador Edson Hel e os representantes da entidade, Dr. José Augusto Cardillo, Francisco de Assis Bergamim e Cláudia Trevisolli, na sexta-feira, dia 19. Ao menos 175 cirurgias de catarata serão realizadas nos próximos dias.

Mutirão deve zerar a fila de pacientes que esperar por cirurgia de catarata

Procedimento esperado 

O serviço de oftalmologia do Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa – Cresep Hospital de Olhos Araraquara, atende pacientes das 24 cidades da Diretoria Regional da Saúde-DRS III, porém, como a emenda foi direcionada para o município de Araraquara, serão atendidos somente pacientes residentes do município.

Para o médico oftalmologista Dr Cardillo, a vinda deste recurso financeiro vai ajudar na qualidade de vida destes pacientes. “O recurso veio num momento importante, já que a rotina de atendimentos do Cresep resulta na necessidade de procedimentos, cirurgias, que acabam entrando em uma fila de espera. Com esta emenda conseguiremos zerar a fila em nosso serviço e realizar mais alguns procedimentos em outras necessidades”, apontou o médico.

Para o vereador Edson Hel, destinar esta e outras emendas parlamentares contribui com a prestação dos serviços de algumas entidades da cidade. “Fico feliz com o resultado que este recurso vai proporcionar à população de Araraquara. Tratar dos problemas da visão é devolver qualidade de vida a essas pessoas que precisam da cirurgia de catarata. Eu e o deputado Arnaldo Jardim estamos dialogando para a conquista de outras emendas, para a realização de mais alguns procedimentos na saúde”, completou o vereador.