Home Destaques

Enciumado, Mercadante acha melhor Edinho ser prefeito no interior paulista

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna nos fins de semana em nosso Portal RCIA, narrando o que acontece nos bastidores políticos. Nesta edição, Viana desvenda a ciumeira de Mercadante em cima de Edinho; aliás, Mercadante está mais pra Alckmin do que pra Lula, inverso de Edinho.

92

EDINHO NA TRANSIÇÃO
O prefeito Edinho Silva que coordenou a campanha vitoriosa de Lula à Presidência enviou nota à Seção, como de resto à imprensa: “A convite do Presidente Lula, estou integrando a Comissão de Transição que tratará das políticas públicas para o Esporte. Todos sabem da minha relação profissional como professor universitário e como gestor público com o esporte. Acredito que o Brasil tem um enorme potencial não desenvolvido na área esportiva. Podemos construir políticas públicas de Estado que façam do esporte um potente instrumento de educação complementar e de inclusão social. Podemos organizar e investir no esporte de competição, nos transformando em uma das principais potências esportivas do planeta. Para tudo isso, é necessário implantar e desenvolver o Sistema Unificado de Esporte, estabelecendo o papel de cada ente federado em uma política esportiva do Estado Brasileiro, e definindo as fontes de financiamento. É por acreditar em tudo isso que honrarei esse convite e me desdobrarei trabalhando, acumulando meu cargo de prefeito e de membro da Comissão de Transição. O Brasil pode muito mais no esporte”. Edinho Silva, assinado.

“FOGO AMIGO”
Enquanto participa da transição na área do esporte, longe da política principal que seria a Casa Civil, prêmio cogitado por Lula ao prefeito de Araraquara, segundo Andreia Sadi, Edinho Silva começa a virar alvo do famigerado fogo amigo interno do PT. Incomodado com o prestígio do prefeito, Aloisio Mercadante, um dos coordenadores da Equipe de Transição, começa a mexer os pauzinhos para evitar que Edinho assuma tão importante cargo. Mercadante que nunca assumiu protagonismo na área econômica em nenhum governo petista, deseja a Casa Civil para si e para tanto tem que evitar que caia nas mãos de Edinho! O economista vem falando que Edinho serve melhor ao PT dirigindo uma cidade importante do interior do Estado etc. e tal. A inveja carregada de ciúme é um combustível altamente inflamado!

MESA DIRETORA DA CÂMARA

Vereador Paulo Landim

A sensação do momento é a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal antecipada para 1º de dezembro por causa do jogo do Brasil, dia 06/12, data em que seria decidida essa eleição do novo presidente, vice e 1º e 2º secretários. Em circunstância normal, a base de Edinho Silva nomearia candidato o atual líder do prefeito Paulo Landim (PT) que, certamente seria eleito, mas há no caminho o inconveniente das contas de 2017/2018. Landim estaria disposto a negociar sua candidatura com o vereador da oposição Lucas Grecco (União Brasil) que está entre os sete vereadores que somam para rejeitar as contas. Ao desfalcar a oposição, Grecco se juntaria aos onze votos que tem Edinho e formaria doze pela aceitação das contas e livraria logo o prefeito desse bate boca.

SÃO DOIS CANDIDATOS
Até agora, são dois os candidatos pré-lançados à nova Mesa Diretora: Lucas Grecco e Edson Hel (Cidadania), no entanto, outros nomes podem surgir até na hora da Sessão! As conversas andam a mil dos gabinetes ao banheiro ao cafezinho. A situação se complica porque o presidente da Mesa Diretora está na linha de sucessão da Prefeitura, mas nada que não se possa costurar em face do inconveniente das contas. Em São Carlos, os vereadores decidiram por unanimidade eleger como presidente da Câmara, o vereador Marquinhos Amaral.

GOLPISMO CONTINUA
As manifestações golpistas continuam Brasil a fora financiadas e insufladas por dentro e por fora também… As Forças Armadas analisando o processo eleitoral colocaram dúvidas em duas questões rejeitadas por todas as outras entidades ou instituições fiscalizadoras. A equipe de transição até agora está sem acesso às Forças Armadas que parecem alimentar as manifestações, uma parte apoia e outra se cala como se esperasse um momento para se manifestar. O quadro é complicado e duvidoso ainda. O presidente eleito, Lula, deveria ter se precavido para a possibilidade de uma eventual intervenção antes de sua posse como fez o presidente Tancredo Neves com parte do Exército e também das polícias militares de São Paulo, do Rio, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Ainda não estamos livres de reações!

EM ARARAQUARA

Tiro de Guerra em Araraquara

Continuam as manifestações de golpistas no Tiro de Guerra de Araraquara… Há debate nas redes sociais sobre as manifestações ali. Os apelos são delirantes como de resto em todo o Brasil contestando o resultado das urnas. Quando esses inconformados vão se dar conta do processo legítimo? Pergunta-se “quem financia, quem está ali e se esse povo não trabalha”! A Seção apurou que são gente de classe média e povo evangélico que militam diuturnamente pedindo intervenção militar com apoio de parte do Tiro e da Polícia Militar, segundo áudio recebido por nossa Seção. Relatórios estariam sendo enviados às Forças Aramadas pedindo socorro para mudar o resultado das urnas com a continuação de Bolsonaro no Planalto.

GOLPE DE 1930
Revés de eleito no Brasil aconteceu apenas em 1930. O presidente Washington Luís rompeu a “política do café com leite” – entre Minas e São Paulo em que se revezavam candidatos indicados à Presidência em detrimento dos outros estados – nomeou candidato o presidente (governador) de São Paulo Júlio Prestes quando era a vez de Minas indicar. Este contra Getúlio Vargas ganha em 1º de março de 1930 a eleição por 1 milhão de votos contra 700 mil do adversário. Vários assassinatos de políticos ocorreram no período por não aceitarem os resultados das urnas. Em 1º de janeiro de 1930, entre muitas celeumas e escaramuças, Getúlio Vargas o perdedor das eleições de março, à frente de um golpe, torna-se ditador num movimento que chamou de “Revolução de 1930”, assumindo o poder do país. Governou com mão de ferro por longos 17 anos! O momento era outro, não como o de hoje!

SEM RECONHECER
Esperando no que pode dar, para ver se cola, o presidente Jair Bolsonaro continua como Donald Trump, dos EUA, sem reconhecer a vitória de Lula enquanto seus seguidores ocupam frentes de Tiros de Guerra e Exércitos pelo país. Nossa democracia resiste, mas ninguém pode estar seguro ainda de que algo anormal possa acontecer! Não defendo nomes além da democracia porque sei o que significa uma ditadura… Até onde vamos parar? O que querem esses radicais ortodoxos do bolsonarismo? Tomem juízo!

A REGIÃO NA TRANSIÇÃO
A região de Araraquara e São Carlos conta com sete nomes na Equipe de Transição de Lula. Além de Edinho Silva, outros três nomes de São Carlos: Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Silvio Crestana (USP/SC) e Glaucius Oliva (USP/SC). Além desses, ouros três nomes de nascidos na Região: Thiago Tobias (São Carlos), Tereza Helena Gabrielle Barreto Campelo (Descalvado) e Nádia Campeão (Rio Claro).

LINIKER LATIN GRAMMY

A cantora Liniker

A cantora e compositora Araraquarense Liniker está a mil e recebe a homenagem de nossa Seção. Ela acaba de ganhar o Latin Grammy de 2022. É a primeira trans do Brasil a ganhar o prêmio! A menina da periferia de Araraquara agora é sucesso no mundo depois de brilhar no Rock in Rio, em outros palcos e estrelar a série da Amazon, “Manhãs de Setembro”. Liniker que começou cantando com uma banda da cidade, fez um de seus primeiros shows no Palacete das Rosas com grande sucesso. Daqui se lançou ao país. Ao contrário do que alguns dizem e escrevem enciumados, Liniker, você mais que representa a Morada do Sol… Representa o Brasil e agora é uma menina do mundo! Parabéns e Sucesso! Ganhe o mundo para nós!