Home Destaques

Entrega de título a Barbieri com Temer presente é demonstração da sua força política

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna nos fins de semana em nosso Portal RCIA, narrando o que acontece nos bastidores políticos.

321

COM FORÇA POLÍTICA

A cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao ex-prefeito e ex-deputado federal Marcelo Barbieri, na sexta-feira, transformou-se numa demonstração de força política, das maiores que já se deu na cidade. De uma só tacada, o prestígio do ex-prefeito de Araraquara trouxe em sua homenagem, políticos do calibre do ex-presidente da República Michel Temer, do prefeito de São Paulo – maior cidade da América Latina – Ricardo Nunes, atual presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho, prefeito de Araraquara Edinho Silva, entre outros… Presença ainda de mais de 20 prefeitos da região e do Estado e um número grande de vereadores e outras lideranças.

“MEDEBISTA RAIZ”

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes disse que “Marcelo Barbieri é dos maiores emedebistas raiz do país, aquele que ajudou a construir o MDB desde o seu nascimento. A presença de tantas autoridades representativas do país, nesta noite, é a prova da importância política do Marcelo para São Paulo e para o Brasil. Um homem que tem uma trajetória política brilhante, uma carreira política vitoriosa que serviu e serve a todos nós até hoje com muita competência”.

LUTA PELA DEMOCRACIA

Dimas Ramalho lembrou das lutas de Marcelo Barbieri na reconstrução da democracia. “Ele na Fundação Getúlio Vargas e nós no Largo São Francisco, lutamos lado a lado pela democracia e iniciamos ali nossa carreira política. É só olhar a presença de tantas pessoas de peso político dos mais representativos para atestar o tamanho do político que é Marcelo Barbieri, que foi como deputado, como prefeito e em outros cargos que desempenhou no Estado e em Brasília. Ser um político como o Marcelo é se sacrificar em benefício da população, sem a maioria das vezes ter tempo para a família, acompanhar os filhos crescerem”.

“PAZ INSTITUCIONAL”

Edinho Silva disse que não poderia deixar de estar nessa homenagem ao Marcelo Barbieri, “um político que mesmo estando em partido diferente, em vários embates em lados opostos, sempre trabalhamos juntos pela nossa cidade, Estado e país. Um homem de força e habilidade política com muitas lutas que transcende todos os limites sempre pensando no Brasil, no pacto federativo, pela democracia e luta e ajuda a reconstruir a paz institucional de que hoje nós brasileiros estamos precisando nessa escalada autoritária e de divisão que vivemos no Brasil”.

MERECIDA HOMENAGEM

Segundo Roberto Massafera – de tantas dobradinhas com Marcelo e Dimas – “É uma homenagem merecida, um reconhecimento público da cidade pelo trabalho realizado e pelas lutas empreendidas pelo Marcelo aqui e além fronteiras. Sua luta incansável, sua habilidade em enveredar caminhos para São Paulo e o país atestam o tamanho do homem público que é Marcelo Barbieri. É de político desse naipe que o país precisa. E temos ele para nos iluminar”.

MICHEL TEMER

O ex-presidente Michel Temer enalteceu as habilidades de Marcelo Barbieri, “primeiro por São Paulo e depois pelo país”. Lembrou do companheirismo e das lutas juntos até a colaboração como convidado a compor seu Governo em Brasília, quando o político de Araraquara assumiu cargo estratégico de negociação com o Congresso Nacional, atendimento aos congressistas e recebimento de prefeitos. “Receber um Título de Cidadão não é nenhum heroísmo… Receber um Emérito, só é possível por um grande reconhecimento de trabalhos feitos! Nem eu, que já fui presidente, recebi um diploma desses em Tietê (SP), onde nasci!

UMA HISTÓRIA NACIONAL

Marcelo Barbieri falou de sua carreira desde militante de esquerda contra a ditadura, no MR-8/MDB – preso para averiguação de atividades pró-anistia -; deputado federal (14 anos), quando colocou Araraquara no mapa do país e prefeito (oito anos) com o maior número de realizações na história; cargos no Governo Lula, depois no Governo Temer, na Prefeitura de São Paulo capital sempre na luta com o Legislativo e a clonagem de políticas e modelos das melhores cidades do mundo para São Paulo com o prefeito Ricardo Nunes.

SENSIBILIDADE POLÍTICA

Por último Marcelo mostrou sensibilidade ao dizer que “o povo é quem decide o que quer” e que voltou seu governo para atender aos mais humildes! E filosofou afirmando que “não pode haver melhorias se o governante não tiver vontade e a sensibilidade da inclusão! Não fazemos democracia! Devemos, no governo, ser progressistas! Não devemos deixar as minorias excluírem-se. Temos sim, que incluí-las. O objetivo da política é ajudar as pessoas”.

PERGUNTAS AO TEMER

Presidente, quando o presidente Jair Bolsonaro atacou ministros do Supremo e disse que não acataria mais decisões do STF criando uma crise institucional e acuado, mandou o avião da presidência buscá-lo para socorrê-lo.

Temer: “Não fui salvá-lo, mas salvar a democracia e o país daquele impasse! Todas as vezes que for chamado para atender o meu país eu vou colaborar porque é minha obrigação de cidadão! Foi o que fiz, pelo Brasil e as instituições”!

O que o sr. acha dessa última atitude de Jair Bolsonaro de atacar as urnas e as eleições diante de embaixadores do mundo todo?

Temer: “É lamentável! Acho que ele tem que ser mais equilibrado e se responsabilizar pelo que faz e diz”. Obrigado, presidente!

PRECIOSISMO DE TARCISO

Colaborador destacado da campanha de Tarcísio Freitas e dos deputados de sua chapa, na região, nos contou que o pré-candidato a governador já está “cheio de soberbas” ao chegar ao interior, embora tenha visitado constantemente muitas cidades (só em Araraquara já esteve duas vezes, etc…). Em visita a importante cidade da região, não conseguia chegar ao candidato para se apresentar, cercado que estava por assessores e papagaios-de-pirata. “Quando foi falar dos candidatos a deputado, em vez de chamar o nome local para estadual, citou um candidato da capital! O candidato local ficou acabrunhado”. Falta de tato! Tarcísio seria candidato por Goiás, depois por Minas Gerais e caiu em São Paulo como paraquedista a pedido de Eduardo Bolsonaro.

LIÇÃO DE MALUF

O Coca Ferraz, candidato a deputado estadual numa eleição anterior, me contou que certo dia se sentiu desencorajado por Geraldo Alckmin que o cumprimentou friamente numa visita à região. Em seguida estava na ante sala de um prefeito da região e viu o Paulo Maluf que não o conhecia colocar a cabeça na sala. Voltou… Depois entrou na sala cheio de sorrisos: “Ô meu grande Coca, grande professor! Estou entusiasmado com os trabalhos que você faz no trânsito das cidades da região! Parabéns, professor” e lhe deu um abraço! O Coca gamou na espontaneidade do político paulista. Ao sair perguntou da Secretária, ela lhe disse que Maluf foi se informar com ela sobre quem era aquele moço que estava na ante sala. Lição para políticos, viu Massucato! Tato, diplomacia!