Home Cidade

Erradicação da fome é o tema da conferência desta sexta (28) em Araraquara

3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável contará com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira

53
Em discussão as políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada
Nesta sexta-feira (28), a Unip Araraquara (Avenida Alberto Benassi, 200, Parque das Laranjeiras) sediará a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável, que terá como destaque a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
O encontro é realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e da Coordenadoria de Agricultura, que pertence à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Conselho de Agricultura Urbana.

A coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani da Silva, destacou a importância da conferência. “Com a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, teremos condições de fazer cumprir a promessa do presidente Lula de que todo brasileiro tenha ao menos três refeições ao dia.

A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção dos alimentos consumidos, por isso estamos felizes com o retorno do ministério e também das políticas que já estão sendo apresentadas pelo ministro, como por exemplo o Plano Safra, que prevê orçamentos nunca vistos para a agricultura familiar. O ministro tem se empenhado para ajudar o Brasil a produzir alimentos baratos para colocar na mesa do povo”, destacou.

Ao longo das últimas semanas, a organização do evento realizou um ciclo de pré-conferências com o propósito de divulgar os eixos temáticos, mobilizar e eleger os delegados para participar da conferência principal. A atividade passou por espaços como Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (FISA), Quilombo Rosa, Centro da Juventude, Assentamento Bela Vista do Chibarro, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Igreja Emanuel, Uniara, Unesp e Cooperativa Sol Nascente, além de participar de eventos estratégicos como a Ação Cidadania Imigrante, ocorrida em 1º de julho no Jardim Ieda.

Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos: comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência terá sua programação iniciada com o credenciamento às 8h e café da manhã às 8h30. A abertura está marcada para as 9h15, com formação da mesa de autoridades e palestra magna. Às 11h30 será feira a coordenação dos trabalhos, que envolve a leitura e aprovação do Regimento Interno e a formação dos grupos de trabalho.

O encontro terá uma pausa para almoço às 12h e retornará às 13h15 com os grupos de trabalho e eleição dos delegados. Nessa atividade, serão debatidos três eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional (eixo 1); Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada (eixo 2); e Democracia e participação social (eixo 3). A plenária final está marcada para as 15h30.

A participação é gratuita e terá emissão de certificado de presença. O pré-cadastramento dos participantes é realizado de forma online no site oficial da Prefeitura pelo link https://araraquara.sp.gov.br/conferencia-de-seguranca-alimentar-e-desenvolvimento-rural.