Home Cultura e Lazer

Espaço Cultural Cosmonauta oferece Bolsas de Estudo integrais em cursos de formação teatral e oratória

As vagas são voltadas para pessoas pertencentes a grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade social, como pessoas trans, pretas, indígenas, LGBTQIA+ e aquelas com condições financeiras limitadas, além de artistas profissionais que buscam formação continuada.

12

O Espaço Cultural Cosmonauta, localizado em Araraquara-SP, abriu inscrições para um processo seletivo de bolsas de estudo integrais e parciais em suas atividades formativas. As vagas são voltadas para pessoas pertencentes a grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade social, como pessoas trans, pretas, indígenas, LGBTQIA+ e aquelas com condições financeiras limitadas, além de artistas profissionais que buscam formação continuada.

As bolsas contemplam os cursos de “Laboratório de Criação e Imaginação Teatral”, que acontece aos sábados, das 16h às 18h, “Improvisação Teatral para Adultos”, realizado às sextas-feiras, das 16h às 18h, “Teatro para Crianças de 08 a 13 anos”, oferecido aos sábados, das 10h às 12h, e “Oratória e Comunicação”, com aulas às segundas-feiras, das 19h às 21h.

As inscrições para concorrer às bolsas podem ser feitas diretamente no site do espaço, pelo endereço https://cosmonautaespaco.com, e estarão abertas até o dia 13 de março. Inicialmente, será disponibilizada uma bolsa integral para cada um dos cursos, além de bolsas parciais para outros candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos.

O Espaço Cultural Cosmonauta funciona como sede física desde novembro de 2022, mas o projeto de formação cultural e teatral, idealizado pelos professores Danilo Forlini e Tainah Azevedo, já acontece em Araraquara desde 2016, em diversos espaços culturais e profissionais da cidade. Danilo e Tainah também são diretores da Cia. Improvisória de Teatro, cuja sede artística está localizada no próprio Cosmonauta.

Segundo Isabela Lia, Doutora em Educação e Diretora Administrativa do espaço, a proposta do programa de bolsas é ampliar o acesso à formação artística para públicos que, por diferentes motivos sociais, teriam maior dificuldade de acesso a cursos de artes. “Nosso objetivo é ampliar as possibilidades formativas artísticas para pessoas que não teriam esse acesso à priori, por condições sociais diversas”, reforça Isabela.

Os resultados do processo seletivo serão divulgados a partir de 15 de março no site oficial do espaço. Candidatos que não forem contemplados com bolsas, sejam elas integrais ou parciais, ainda terão a possibilidade de se matricular nos cursos de forma paga, como ocorre com a maior parte dos alunos do Cosmonauta.