
O técnico Junior Rocha não é mais o treinador da na temporada 2025. O anúncio foi feito nos vestiários, após a derrota por 1 a 0 para o São José, neste domingo (16), pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista, em plena Arena Fonte Nova, em Araraquara.
Para tentar ainda sua classificação para a segunda fase do certame, a diretoria desde a semana passada vem conversando com o ex-treinador Vinícius Bergantin, que havia deixado o Flamengo. Bergantin para assumir estava dependendo do resultado deste domingo, da Ferroviária com o São José.
De início, o já ex-técnico, Junior Rocha já vinha tendo um certo desgaste com a diretoria, imprensa e torcida, em razão da campanha instável da equipe de Araraquara. Disputando o Paulistão Série A2, a Ferroviária tem um calendário nacional interessante, já que estará disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e tem o maior orçamento de toda a Série A2.
Contratado pela Locomotiva na Série C de 2024, Rocha comandou a equipe em 11 partidas na última temporada, onde conquistou cinco vitórias, três empates e outras três derrotas, além do acesso à segunda divisão nacional.
Porém, na atual temporada, as altas expectativas da diretoria e torcida do time de Araraquara não foram supridas. Em 10 jogos em 2025, a Ferroviária de Junior Rocha conquistou apenas três vitórias, três empates e sofreu outras quatro derrotas, em 10 jogos.
O treinador deixa a equipe na 11ª colocação da tabela de classificação, com 12 pontos, três acima do São Bento, primeiro time na zona de rebaixamento, e dois atrás do Ituano, primeiro time no G8.
VAI VOLTAR
O nome de preferência da diretoria e dos investidores da Ferroviária é de Vinícius Bergantin, justamente o treinador que montou a equipe e encaminhou a conquista do acesso para a Série B.
Bergantin havia deixado a Locomotiva, onde fez bom trabalho, para ser auxiliar técnico de Tite no Flamengo, mas desde a mudança da diretoria do Flamengo, está sem atividade profissional. Nesta segunda-feira (17), a direção do clube vai confirmar o novo comandante técnico para a sequência da temporada.
Ele deve chegar com um problema: a defesa, que durante seu reinado como treinador foi o ponto alto: o time dificilmente tomava gols. Com Junior Rocha, a Ferroviária o drama de tomar gols sucessivamente, alguns de forma bizarra.
Outro nome cogitado neste período de turbulência e que chegou a ser discutido é de Alexandre Lopes, porém neste momento Bergantin leva vantagem por ter conhecimento sobre treinamento de defesa, detalhe que o levou a ser contratado como auxiliar de Tite, no Flamengo.
Sem tempo a perder, a Ferroviária já se prepara para seu próximo desafio no Paulistão Série A2. Nesta quarta-feira (19), o time de Araraquara vai até o Barão da Serra Negra para encarar o XV de Piracicaba, às 20h, pela 11ª rodada.