Home Destaques

Especulações antecipam corrida eleitoral para prefeito em Araraquara

É sempre assim: toda eleição começa com a formação de uma Frente para derrubar Edinho, depois é candidato pra todo lado. Só Edna tem dúvidas da Frente, pois teria emplacado o marido num emprego na Prefeitura e poderia servir ao prefeito no caso da divisão de votos. Quem conta é o jornalista político José Maria Viana em sua 'milatinada' coluna Bastidores.

515
Edinho Silva (PT) e Edna Martins (PSDB)

NÃO PERDER O CONTROLE
Mal começou o ano como escrevemos aqui várias vezes o tabuleiro das peças começaram a se mexer para a sucessão na Prefeitura de Araraquara. Os arranjos procuram faz quatro meses um nome capaz de enfrentar Luís Cláudio Lapena que mantém um capital em torno dos 20% dos votos. Escrevi que Edna Martins seria um nome capaz de enfrentá-lo em pé de igualdade, mas o prefeito Edinho Silva não quer perder o controle da cidade e se aliou a Marcelo Barbieri.

ADVERSÁRIOS SE UNEM
É óbvio que na política, inúmeros adversários se unem se armando para uma possível vitória futura quando nenhum dos lados têm condições de alcançá-la sozinho, mas Marcelo Barbieri não poderia esquecer que a sua desgraça, a perda do seu capital eleitoral em Araraquara foi corroída pelo PT que o desconstruiu durante todo o seu segundo mandato, levando-o a ruína. “E agora, Barbieri despreza antigos aliados para fazer frente única com Edinho Silva”, dizem.

UMA FRENTE AMPLA
Edinho e Barbieri se uniram para lançar a candidatura da secretária da Saúde, Eliana Honain, prefeita pelo PT, tendo como vice Aluisio Boi (MDB). Políticos experientes e de peso na cidade decidiram, uma vez que foram isolados das conversas, formar uma Frente Ampla com legendas que vão do PSDB ao Republicanos, PP, União Brasil e outros para derrotar os candidatos de Edinho e Barbieri que “estão muito convencidos e pensam que podem mandar na cidade”!

BOMBA NA SUCESSÃO
A Frente Ampla não descarta nenhum dos nomes que já se colocaram como pré-candidatos, entre eles o próprio Cláudio Lapena, Edna Martins, Pedro Tedde e outros que receberiam o apoio e recursos de políticos poderosos de Araraquara e do governador Tarcísio de Freitas. Só Edna tem dúvidas da Frente, pois teria emplacado o marido num emprego na Prefeitura e poderia servir ao prefeito no caso da divisão de votos? É brincadeira, amigos?

CANDIDATOS ATÉ ENTÃO
Por enquanto são cinco os candidatos tidos como certos à disputa à Prefeitura de Araraquara: Luís Cláudio Lapena (Patriota), Edna Sandra Martins (PSDB), Aluisio Braz Boi (MDB), Eliana Honain (PT) e Pedro Augusto Lia Tedde (Novo). Outro nome surge entre os que pretendem disputar, o do radialista da Morada do Sol Matheus Carreiro. Já imaginaram uma chapa Lapena-Edna ou Edna-Lapena ou um dos dois com Pedro Tedde? Seria imbatível! A conferir!

DESCONSTRUÍDO E ATACADO
Tudo o que escrevo aqui são apenas análises, estudos e experiência de 50 anos em política e o que políticos experientes, jornalistas e analistas me contam nos bastidores! Não objetivo desconstruir e nem atacar ninguém, independentemente de minhas escolhas pessoais. Fonte segura me informou que Cláudio Lapena estaria desconsolado e desencorajado a enfrentar a disputa porque estaria sendo desconstruído e atacado por todos os lados. É a luta política, nela só entra quem se sente preparado para enfrentá-la em tudo aquilo que ela acarreta!

ENFIM: A PRIMEIRA PESQUISA
Não fiz pesquisa ainda da eleição local, mas me chegou as mãos o resultado de uma vamos dizer assim, enquete, feita pelo instituto do marido da Edna Martins que não me parece disparatada e que confirma minha impressão sobre o potencial da ex-vereadora. Edna Martins: 22%, Eliana Honain: 18%, Claudio Lapena: 17%, Rafael de Angeli: 5% e Pedro Tedde: 4%, Brancos e Nulos: 14% e Indecisos: 20%. Político influente da cidade me informou que o vice-prefeito Damiano é candidato pelo PL.

EM SÃO CARLOS
Fazia tempo que não via os ex-prefeitos de São Carlos Paulo Altomani e Rubinho Massúcio. Nos encontramos no lançamento do livro de Coca Ferraz e mais três professores: Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte. Sorridente e com gás, Altomani nos disse que se juntaram três ex-prefeitos de São Carlos – o terceiro é Dagnone de Mello – para formar uma chapa e enfrentar o PT de Newton Lima em 2024! A conferir!

100 RÉUS POR 8 A 2
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de oito a dois tornando réus os 100 primeiros denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos atos golpistas e depredação dos prédios dos Três Poderes de 8 de janeiro. Somente os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados por Jair Bolsonaro ao STF votaram contra e deveriam ter vergonha e coragem para se absterem, uma vez que seguem o ex-presidente.

MAIS 200 RÉUS PELO 8/1
Essa subjugação ficou clara ao destoarem, só os dois, dos demais ministros, ou seja, deixaram claro que apoiam os atos golpistas dos bolsonaristas. Esta semana, em novo julgamento, seis ministros formaram nova maioria acatando denuncia contra mais 200 réus. Os votos são de Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Quatro faltam votar: Gilmar Mendes, Rosa Weber, Kassio Nunes e André Mendonça.

ACUADO VOLTA ATRÁS
Acuado por políticos, bloco europeu e por manifestantes pró Ucrânia, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), volta atrás em suas declarações e se disse agredido por parlamentares da direita portuguesa no Parlamento daquele país. Em suas manifestações escritas, condenou a Rússia e pressionado pela imprensa na Espanha se mantinha que a Ucrânia deveria ceder a Criméia à Rússia, se enrolou e disse que não seria ele que diria isso, mas as negociações!

A ÁGUA ESTÁ BATENDO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acuado por todos os lados pelos acontecimentos golpistas de 8 de janeiro, deu uma resposta esfarrapada à Polícia Federal sobre o vídeo que postou no Facebook colocando dúvidas mais uma vez nas urnas eletrônicas. Disse todo coitadinho que postou “por engano” e que “estava sobre efeito de remédios”. Quer tirar o dele da reta, mas não tem como ficar fora da responsabilidade de incitador dos atos golpistas! Coitado dele?

JANJA E AS TRAPALHADAS
A primeira-dama Janja Lula da Silva que encantou todos ao usar na posse do marido uma pantalona de cintura alta e blazer, se enrolou toda ao comprar móveis caríssimos com cartão corporativo ao Alvorada. Não se faz mais primeiras-damas como Ruth Cardoso que era discreta ao ponto de sequer dar entrevistas e mudou a natureza do staff no Governo se recusando ser chamada de primeira-dama e dizia: “Se querem saber algo, perguntem ao presidente”. Assim!

THAINARA FARIA
A deputada Thainara Faria (PT) que parece no mandato carregar mais confusão que atuação, denunciou discriminação de uma funcionária da Assembleia que não a teria deixado assinar o livro de presença ao entrar no Plenário! Teve o apoio do presidente da Casa, mas rejeitou punir a funcionária ao ser confrontada por deputados de que estaria se vitimizando e prejudicando uma funcionária de muitos anos. Mais uma vez escondeu o nome da servidora!