Home Cultura e Lazer

“Esquenta FliSol” exibe documentário e realiza lançamento de livro do IFSP, Uniara e Sicoob

Documentarista Ariane Porto - diretora do documentário “Mama Minha” (2021) e autora do livro “Células em Jogo” - é a convidada da atividade; eventos ocorrem hoje (13) e amanhã (14)

23
Ariane Porto é diretora do documentário “Mama Minha” (2021)

A produtora cultural, roteirista, cineasta e também atriz Ariane Porto é a convidada do “Esquenta FliSol” da próxima segunda-feira, 13 de outubro. A programação da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol será realizada no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Polo Araraquara a partir das 19 horas, direcionada aos alunos e também a interessados em geral. A programação também será realizada no dia 14, na Uniara (às 19h) e em um encontro especial no Sicoob Araraquara, promovido pelo Comitê Mulher, em alusão ao Outubro Rosa.

Ariane Porto é diretora do documentário “Mama Minha” (2021) e autora do livro “Células em Jogo”. A documentarista campineira, de 58 anos, resumiu as sensações que a tomaram quando ela foi diagnosticada com um câncer invasivo de mama em 2018 e, com um celular, passou a gravar os sentimentos gerados a partir desse mergulho interior. O resultado foi um relato intenso de reflexão registrado no documentário ‘Mama minha!’, um dos seus filmes mais premiados e que se tornou referência para reflexões e diálogos sobre a doença e seus impactos individuais e sociais.

Neste ano, Ariane lança o livro “Células em Jogo”, entrelaçando ciência, arte e espiritualidade para propor um novo olhar sobre os processos de cura. Assim, a partir de sua experiência pessoal com o câncer e de pesquisas transdisciplinares, a autora desenvolve hipóteses ousadas: a arte como ferramenta terapêutica, as células como portadoras de memória emocional e a possibilidade de diálogo entre mente, cérebro e corpo espiritual.

O livro apresenta o conceito de “Arte Enativa” e o “Jogo das Células”, um dispositivo inovador que integra neurociência, tecnologia e expressão artística, sugerindo caminhos inéditos para a saúde integral e o autoconhecimento.

Vale destacar que Ariane Porto é pós doutora em Comunicação e Artes pela ECA-USP, professora do Instituto de Artes da UNICAMP e também do curso de Especialização e de Graduação em Educomunicação da ECA USP.

A escritora é uma das pioneiras do cinema campineiro e do interior do Estado, tendo já roteirizado, produzido e/ou dirigido 11 longas metragens, mais de 50 curtas e médias além de 5 séries para televisão, se destacando como uma das cineastas mais produtivas e atuantes de sua geração, sendo premiada em festivais nacionais e internacionais como Paris, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Índia, Santa Mônica.

Ariane – que construiu sua carreira também como professora e pesquisadora em artes – vem se dedicando a todos os elos da cadeia produtiva do audiovisual: ensino, pesquisa, produção, distribuição e exibição. Antropóloga de formação, pós doutora também pelo Brain, Belief and Behaviour Lab, Coventry University, na Inglaterra, em sua filmografia se destacam séries documentais sobre povos originários (indígenas e quilombolas), mulheres pescadoras e artesãs, direitos humanos, artistas 80+, além do reality show “Rua! O jogo da vida real”, como pessoas em situação de rua.

Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara. O IFSP está localizado na Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250, no Jardim Paulo Freire.