Home Cultura e Lazer

Exclusivo: Gilsamara Moura assume a direção executiva da Fundart

Em Araraquara, Gilsa foi artista, curadora, docente, consultora de projetos culturais e diretora do Grupo Gestus, além de idealizadora da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD)

586
Nova diretora executiva da Fundart, a coreógrafa e dançarina Gilsamara Moura faz parte da programação. (Divulgação)

“Chego para colaborar com a cidade. Quero me aproximar, cada vez mais, dos artistas e projetos da nossa cidade”. Essa afirmação é assinada pela renomada coreógrafa, professora e diretora araraquarense Gilsamara Moura, nova diretora executiva da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) em contato exclusivo com a reportagem do portal RCIA.

Morando há mais de uma década em Salvador, Bahia, onde é professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela aproveita a pausa presencial em suas atividades acadêmicas para retornar a sua cidade natal.

Além da vontade de voltar e colaborar, efetivamente, com a cultura em Araraquara, Gilsa, como é conhecida por amigos e familiares, também sentiu a necessidade de ficar mais próximo dos familiares. Recentemente, seu irmão ficou internado na UTI por conta da COVID-19. Felizmente, ele venceu a batalha contra o vírus.

“Em tempos de crise sanitária, podendo servir, remotamente, meu cargo como professora universitária, resolvi aceitar o convite do Edinho em assumir esse desafio, que não possui remuneração. Não estava presente em Araraquara, mas sempre acompanhei as atividades na cidade e participando de algumas, sempre que possível. Encaro essa missão com muito carinho e vontade de colaborar. Em paralelo, me aproximo, novamente, dos meus familiares, conta.

VOANDO ALTO

Artista da dança e consultora de projetos culturais, Gilsamara Moura atua como dançarina e professora em vários países da América do Sul e da Europa.

Em Araraquara, muitas são as conqusitas: Gilsa foi curadora e coordenadora do Festival Internacional de Dança. Foi artista, curadora, docente, consultora de projetos culturais e diretora do Grupo Gestus, além de idealizadora da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD)

É docente da Universidade Federal da Bahia (Programa de Pós-Graduação em Dança – PPGDança, EAD em Dança, PRODAN e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC). Entre outras diversas atividades relacionadas, é membro associada do Centre Transdisciplinaire d’Épistémologie de la Littérature et des arts vivants (CTEL) da Université Nice Sophia Antipolis (UNS).

(Por Matheus Vieira)

Gilsa em performance no Teatro Wallace, em 2019. (Foto: Reprodução)