Home Destaques

Exercícios físicos e uma dieta saudável são os principais aliados no combate ao colesterol

“A mudança de hábitos precisa ser permanente”, comenta a cardiologista da Unimed Araraquara Dra Cecília Meirelles Barros neste Dia Mundial de Combate ao Colesterol (8/8)

96
A cardiologista da Unimed Araraquara Dra Cecília Meirelles

Molécula de gordura essencial para o funcionamento do organismo, o colesterol deve ter seus níveis monitorizados desde os 10 anos de idade afinal, o acúmulo do chamado colesterol ruim (LDL) pode causar problemas graves à saúde do ser humano, como o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças vasculares.

“Os exames periódicos são essenciais, pois essa doença é silenciosa, isto é, sem sintomas aparentes. Para quem tem histórico genético familiar, o acompanhamento deve começar ainda mais cedo”, comenta a cardiologista da Unimed Araraquara Dra Cecília Meirelles Barros neste Dia Mundial de Combate ao Colesterol (8/8).

Mas como controlar a situação? Segundo a especialista, a mudança de hábitos precisa ser permanente, com um casamento entre a prática de exercícios físicos periódicos com uma alimentação saudável.

“Uma dica é evitar alimentos industrializados e intensificar, no seu prato, o consumo de fibras e carnes com baixo teor de gordura, como peixes, por exemplo. Consulte sempre o seu médico”, completa.