Home Cidade

Falta de chuvas pode impactar o abastecimento de água em Araraquara nas próximas semanas

Raramente o DAAE chegou ao extremo de anunciar os riscos que a cidade está correndo por falta de chuvas e, nesta quarta, fez um alerta dizendo que as represas de duas, do total de três captações, já apresentam redução significativa de volumes.

30
Represa de captação do Ribeirão das Cruzes

O DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara divulgou através de nota nesta quarta-feira (19) que a nossa cidade pode conviver com situações críticas no fornecimento de água se as atuais condições climáticas persistirem nos próximos dias.

Já prevendo tais dificuldades o departamento exige a atenção de todos para o elevado consumo de água registrado na última semana. No mês de maio, conforme apontou o site climatempo.com.br, a chuva média foi de 57 mm em nossa cidade, porém, choveu apenas 12 mm, o que representa quase 80 % a menos de chuva para a média normal do mês.

 A nota segue afirmando que, já em junho, o mesmo site apontou uma chuva média de 36 mm, e até hoje, dia 18, foi registrado zero milímetros de chuva em Araraquara, ou seja, um saldo negativo de 100% para a normalidade de chuvas esperada no mês.

O Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas – ANA (https://monitordesecas.ana.gov.br/), também sinaliza uma piora nos indicadores, e consequente aumento da área com seca moderada no estado de São Paulo.

Este déficit hídrico devido à pouca quantidade de chuvas, explica o DAAE, também pode ser observado nos quatro primeiros meses de 2024 (janeiro, fevereiro, março e abril), contabilizando um déficit nos volumes de chuva de 40% a menos, se comparada à média do mesmo período nos anos de 2022 e 2023.

Mais adiante o Daae comenta que capta e trata 35% de toda água distribuída em rios existentes no município e, com a pouca quantidade de chuva neste ano de 2024, principalmente em maio e junho, as represas de duas, do total de três captações, já apresentam redução significativa de volumes, o que pode impactar diretamente no fornecimento de água de até 85 mil usuários dos serviços.

No final da nota, o DAAE faz um apelo à população: “Colabore com a cidade e o meio ambiente. Economize e use a água potável de forma racional”.