Home Cidade

Falta estrutura para Araraquara avançar na causa animal

Poucos funcionários, muitos animais e ambiente de trabalho insalubre fazem parte do dia a dia de quem salva animais de maus tratos.

934
Casa que acolhe os felinos, fica fora de mão para visitantes, além de necessária reforma. Foto - RCIA

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no Parque Pinheiro em Araraquara, tem tudo que os animais resgatados por maus tratos precisam para ter uma acolhida saudável, e que possa ter uma nova chance de adoção.

Espaço tem de sobra, só falta mesmo investir em uma boa reforma no canil e no santuário dos gatos, estruturar o local para receber animais de grande porte e reformar o prédio antigo, dando assim, o mínimo de conforto aos dez servidores que ali trabalham.

O espaço já foi escolhido para um novo alambrado, onde o animais poderão se exercitar e receber visitas para adoção

Um grande espaço já foi escolhido entre as árvores pelos servidores do local, para que a Prefeitura coloque um alambrado, com portões de acesso onde os cerca de 50 cães, possam se exercitar, brincar enquanto o canil passa por manutenção e limpeza. Também para que sirva como um local permanente de adoção, pois os animais passam seus dias trancados em suas baias.

Barney de 12 anos, passou a vida toda em sua baia e hoje já está cego

Um dos casos é do cachorro Barney, que chegou ainda filhote no CCZ vítima de maus tratos, e não foi adotado, hoje está com 12 anos, cego e segue preso em sua baia sem conhecer o que é ter um espaço para brincar e onde poderia ser visitado pelos frequentadores do parque, tendo assim, mais chances de ter um lar. Além dele, existem também outros casos de cachorros que estão há anos esperando por uma chance de ter um lar.

A casa onde habitam os felinos, necessita de reforma urgente, inclusive tampando o forro, para que eles não fiquem presos no local

Esse espaço também serviria como recreação aos mais de 250 gatos recolhidos por maus tratos, que estão no Santuário dos Gatos esperando por uma nova chance. Uma pequena casa, que necessita de reforma imediata para que os felinos possam ao menos, receber pessoas que tenham a intenção de adotá-los. Os funcionários se desdobram para que não falte nada aos animais e que tudo fique impecavelmente limpo. Mas o local onde estão alojados não ajuda e falta acomodações. É como se estivessem esquecidos pela sociedade aguardando apenas o tempo passar.

A pequena sala da maternidade acolhe dezenas de filhotes e mães em tratamento

A maternidade dos gatos fica em uma pequena sala, sem ventilação, onde necessita de exaustores para diminuir o calor, adequação do telhado, por ser muito baixo e ter telha Eternit.

Para o canil é urgente que se troque todas as grades e grelhas para que possa proporcionar aos cães um melhor bem estar.

Alambrados e grelhas precisam ser trocados

Para animais de grande porte como cavalos, é imprescindível e urgente que se crie ao menos três baias com alambrados, portões e cobertura, pois não há onde os animais se abrigarem em caso de sol quente ou chuva. No local também não há iluminação e quando precisam de atendimento noturno, em caso de resgate, funcionários ligam o farol do caminhão e celulares para iluminar.

Animais de grande porte, precisam de baias e cobertura, além de iluminação no local

A estrutura do prédio onde trabalham os servidores é precária. Sempre que chove, todos os computadores, materiais e documentações são cobertos com uma lona plástica, pois chove muito dentro das salas. Em alguns locais o forro já caiu e outros já bem embolorados devido às infiltrações.

Armários de funcionários ficam juntos a sala de trabalho da coordenadoria

De acordo com a Coordenadora do “Bem Estar Animal” Ana Lúcia Ferreira Chaquine e a Gestora de Projetos Luciana Filippo Garcia, o pedido para as reformas já foram enviados a Prefeitura de Araraquara. E segundo elas, o Executivo já está orçando para que possa ser realizado. Mas pelo que a reportagem pode conferir in loco, nenhuma obra ainda começou.

Devido as chuvas o forro do imóvel caiu

Vale ressaltar que Ana Lucia assumiu a coordenadoria em 23 de outubro, deixando assim, apenas um fiscal para atender todas as demandas de maus tratos e resgates de toda a cidade. Com o aumento do abandono em meio à pandemia é pouco provável que a prefeitura consiga dar conta de atender aos chamados.

O Município conta com um ‘Castramóvel’, desde 12 de agosto, que é um trailer projetado para levar aos bairros e assentamentos da cidade, procedimentos veterinários de baixa complexidade e castração de gatos e cachorros, mas ainda não há uma equipe formada pela prefeitura para este trabalho.

Sala onde os servidores fazem seu trabalho

Vale ressaltar que o Canil Siciliano que tem parceria com a Prefeitura Municipal ampara em suas instalações cerca de 50 gatos e 250 cães. E para adoção responsável é só procurar o Centro de Zoonoses ou o Canil Siciliano. Nestes dois locais os munícipes podem encontrar filhotes, animais adultos cheios de amor para dar. Você pode também entrar em contato pelo celular (16) 9.8877.7604 e agendar uma visita.

Tampa do esgoto não lacrada e piso afundando, em frente ao canil.

De acordo com estudos os animais de estimação são mais do que meras companhias peludas. Eles podem ser cruciais para a melhora da saúde, como no caso de quem tem depressão. A presença do bichinho se torna muito importante, pois traz estímulo para o dono seguir em frente e superar o mau momento.

Adotando com responsabilidade, quem ganha é você

O QUE DIZ A PREFEITURA

A proposta de operação do Castramóvel já foi concluída e agora está sendo encaminhada para processo licitatório para contratação da empresa que vai operar o equipamento, de maneira que ele amplie o serviço já executado. Considerando os prazos, a previsão é de que o Castramóvel possa estar funcionando no primeiro trimestre de 2021.

Sobre as obras no Centro de Zoonozes no Parque Pinheirinho já começaram e incluem a reforma no gatil e também no canil.

PEDIDO DA COMISSÃO DE DIREITO E PROTEÇÃO ANIMAL DA OAB

A Comissão de Direito e Proteção Animal da OAB, se reuniu com a Deputada Estadual Márcia Lia, para que ela interceda junto ao governo do Estado para trazer para Araraquara uma  Delegacia de Meio Ambiente, onde assim os boletins de ocorrência e investigações sobre os maus tratos sejam mais eficazes.

De acordo com oficio enviado a deputada pela Comissão da OAB em fevereiro desde ano, sua presidente Carolina de Matos Galvão, pedia a viabilidade de recursos financeiros através de emenda parlamentar no valor de R$180 mil reais, para reforma do Centro de Zoonoses na cidade. Pois o local encontra-se em condições insalubres para humanos e não humanos, não há espaço adequado para abrigar felinos e animais de grande porte, e ainda, os funcionários do local não possuem qualquer conforto para desempenho de suas atividades. Mas até o momento a verba não chegou ao Bem Estar animal.

O QUE DIZ MÁRCIA LIA

Sobre a possibilidade de uma Delegacia de Meio Ambiente em Araraquara a deputada realizará as agendas necessárias junto aos governos estadual e municipal – nessa ordem – quando for possível a realização de agendas presenciais, o que deve ocorrer plenamente a partir de meados de janeiro de 2021. Vale lembrar que a partir de março de 2020 as agendas junto ao governo estadual foram suspensas em razão da pandemia e os governos estadual e municipal ainda estão empenhados em ações para combater o coronavírus.

A deputada reitera seu compromisso de trabalhar ao lado Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Araraquara, conforme reunião realizada em 27 de fevereiro de 2020, para buscar a implantação dessa delegacia especializada.

Sobre a emenda citada, todos os pedidos oficiais de emendas parlamentares encaminhados são analisados pelo Conselho Político do mandato a cada ano.

Neste ano de 2020 foi aprovado pedido de emenda impositiva no valor de R$ 100 mil para vacinação e castração de animais, solicitada pelo Fundo de Proteção à Fauna (Funpro), ligado à Prefeitura Municipal. “Que deve ser pago pelo Governo do Estado em 2021”.

O mandato reitera seu compromisso com a causa animal e a disposição de realizar ações conjuntas com a Comissão, como a campanha que arrecadou cerca de 150 quilos de ração para cães e gatos, em abril e maio últimos, e que foram distribuídos pela Comissão.

A deputada Márcia Lia tem um amplo trabalho em todo o interior paulista e reafirma seu compromisso com a população de Araraquara e com todos e todas que buscam uma cidade melhor e sem preconceitos.

No Santuário dos felinos, existe até “Pé de gato”

Por – Suze Timpani