Home Cidade

Familiares de Duda Borelli autorizam captação e órgãos da jovem foram doados após morte encefálica

Um gesto extremamente nobre, disseram os profissionais que participaram da captação de órgãos da jovem vítima de acidente automobilistico ocorrido na madrugada de domingo na Via Expressa em Araraquara. Os procedimentos de captação foram realizados por equipe médica especializada vinda de Ribeirão Preto.

148
Na madrugada de quinta ocorreram os procedimentos para a captação dos órgãos doados, marcados por um gesto nobre visando salvar outras vidas

A Santa Casa de Araraquara confirmou nesta sexta-feira (25) que familiares de Maria Eduarda Garcia Borelli autorizaram a doação de seus órgãos, tão logo tiveram confirmada a morte encefálica da jovem de 20 anos, internada no hospital desde o último domingo (20). Um gesto nobre, comentaram os profissionais, que participaram dos protocolos de retirada, impostos pelo sistema nacional de transplantes.

Maria Eduarda, a Duda ou simplesmente Dú, foi vítima de acidente automobilístico na madrugada de domingo (20), sendo levada do local onde ocorreu o capotamento do veículo dirigido pelo marido – Via Expressa – para o Serviço de Urgência e Emergência, daí para o Centro Cirúrgico e UTI, onde permaneceu por quatro dias.

A captação dos órgãos – oitava no ano feita na Santa Casa – aconteceu na quinta-feira, quando foi acionada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), cuja responsabilidade especifica é identificar prováveis doadores, dialogando com a família e cuidando do processo de captação.

Uma equipe médica, especializada veio de Ribeirão Preto, sentindo-se sensibilizada com a decisão dos familiares de Duda.