Home Agronegócio

Fazenda Entre Rios forma turma para operar e dar manutenção em tratores

Sindicato Rural e Senar capacitaram nesta segunda quinzena de outubro trabalhadores que vão operar e dar manutenção em tratores agrícolas em uma das propriedades agrícolas da Citrosuco na região de Araraquara

199
Participantes do curso realizado na Fazenda Entre Rios da Citrosuco

O Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), seguindo sua grade de programação realizou o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas no período de 18 a 22 de outubro na Fazenda Entre Rios, em Boa Esperança do Sul.

De acordo com o coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas, o curso teve como objetivo a orientação de operar e realizar a manutenção diária, semanal e periódica de tratores agrícolas de forma adequada na prevenção de acidentes de trabalho. O programa foi pautado pela Norma Regulamentadora 12 (NR 12) da Segurança do Trabalho.

Para desenvolver o trabalho na agricultura, o uso de um trator agrícola é indispensável, relata o coordenador. “Operações como preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, semeadura e colheita são atividades agrícolas em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções ou tarefas”, completa João Henrique.

João Henrique (coordenador do Senar) e Lucas Rangel (instrutor)

Nas propriedades rurais é comum encontrar muitos tratores agrícolas, porém o número de pessoas aptas e adequadamente capacitadas é pequeno, por isso, um operador treinado faz toda a diferença para um bom trabalho a ser realizado.

Já o técnico agrícola e gestor de negócios Lucas Rangel, que trabalha há seis anos no Senar SP, MG e MS como instrutor, diz que a manutenção quando realizada no período certo e de forma correta, garante melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.

Segundo o instrutor, neste treinamento com duração de 40 horas e 12 participantes, após ter conhecido as partes mecânicas e de funcionamento do trator, o operador tem condições de operar a máquina adequadamente, obtendo um ótimo desempenho.

Lucas Rangel por dois dias ministrou aulas teóricas, uma outra aula foi prática sobre a manutenção da máquinas, além de duas práticas sobre a operação dos tratores. De forma completa foram passados ensinamentos sobre – Procedimento de embarque, Estrutura do equipamento, Comandos de acionamento e controle, Simbologia Universal, Manutenção preventiva de tratores e controle de manutenção, finalizando com avaliações teóricas, práticas, trabalhos em grupo e questionamentos verbais.